domingo, 23 de janeiro de 2011

Na minha família mais próxima, de 4 pessoas, eu fui a única que votei. Não acho que seja grande protesto ou afirmação política votar em branco ou abster de votar. Não serve de nada e nada vai mudar. Ao passo, que se todos votarmos podemos de facto mudar alguma coisa.

Independente dos resultados, gostava era de pedir aos candidatos todos de pararem de dizer "portugueses e portuguesas, todos e todas, cidadãos e cidadãs". Acho esta diferenciação ridícula e não sei até que ponto as feministas ferrenhas se ofendem, mas sempre aprendi que há palavras que, independente do género, representam a espécie humana e não o sexo.

2 comentários:

  1. Acho que isso do português é uma questão de tacto para com todos aqueles que não conseguem diferenciar..
    Quanto à utilidade do voto em branco é do mais alto nível. Com votos suficientes, à novas eleições e os políticos candidatos são excluídos de novo escrutínio. É das maiores revoluções que se pode fazer em democracia (acredito eu).
    Tenho de ler o ensaio sobre a lucidez e ver o que o Saramago projecta sobre a coisa..

    Quanto ao vencedor é..uma tristeza. Ganha o sr que andava a ser escutado, o que permitiu que rios de dinheiro da comunidade europeia fosse para os bolsos dos mais ricos do país, do que criou a quantidade incrivel de taxos, departamentos e tralha da máquina do governo e que enfim, está lá porque vive da política.
    Ainda bem que o sr já se decidiu que entre ordenado como presidente e a pensão, fica com a pensão. Não, mas este sr que à tanto avisa o pais do caos que caminhamos não o fez de livre vontade, apenas quando a lei entrou em vigor..
    Para o raio que o parta com ele..
    Para o raio que o parta o poeta que gosta de falar para o alto..
    Para o raio que o parta com o bloco que quando uma pessoa os ouve com atenção, vê que são os primeiros a permitir os donativos a partidos de empresas privadas não descritivos para um novo limite de até um milhão...
    Para o raio que o parta com o Portas e o Passos e a falta de vontade...
    Para o raio que o parta com o povo que se lixa para eleições (pela primeira vez fiz o mesmo, ainda que tenha atenuante)...
    Para o raio que o parta com o sistema... Por uma vez, gostava de ver o que o Fernando Nobre era capaz de fazer.

    Certamente mandaria pastar tgv's mas iria preocupar com quem não tem um médico de familia..
    Para o raio que o parta...

    ResponderEliminar