sábado, 18 de setembro de 2010

Till it happens to you

Costumava haver gestos tao simples, gestos que quase nao se dava conta no dia-a-dia. Pousavam leves como um beijo no rosto, uma caricia no ombro a meio do dia e que nos fazia sorrir. Coisas simples, banais quase. Que damos por asseguradas porque faz parte, sempre fez afinal. Que faziam o dia ser melhor, por esse mesmo gesto banal, mesmo quando nao nos apercebiamos da sua importancia.

Quando nos começamos a dar conta è quase sempre quando essas pequenas coisas comecam a desaparecer, a pouco a pouco. Primeiro è a frequencia que diminiu, depois a ausencia instala-se. Aquele beijo roubado a meio do trabalho quando nem è suposto atender o telefone. Aquele extra esforço que se faz para se poder estar junto no final do dia. Passa so a ser possivel se der, se as circunstancias permitirem. O imperativo è substitudo pelo condicional, o 'vou, estou, quero,' pelo 'tentar, gostava, queria' . Passa a haver muitas explicaçoes, desculpas e justificacoes para quase tudo. O motivo por que jà nao se liga a meio do trablho è porque se està a meio do trabalho e se pode falar depois. Nao tem nada que ver com a falta de vontade, nao tem que ver com nos lembrarmos da outra pessoa. Nao, nada disso. às explicacoes mais que logicas junta-se a negaçao do obvio. Tudo è mais racional, nada è uma avalanche de sentimentos mais. Instala-se o comodismo . Se der deu, se nao der fica para a proxima, se nao for hoje è amanha. Nada è grave.

'Mas eu gosto de ti'. Nao è mentira. Gosta-se. Mas perdeu-se o resto e nem se deu conta. Nao se sente a falta, nao se da conta dessa falta dos telefonemas por exemplo. E doi, doi tanto, quando a pessoa que antes precisava desses mesmo gestos para saber que tinha ali algo especial, agora acha as pequenas queixas um exagero, uma picuinhe, mais algo que serve para arranjar um problema. A mesma pessoa que antes sabia na hora o que queria dizer, agora parece uma outra a quem nao sabemos para onde foi a personalidade de antes. E depois, claro, tudo tem explicacao, tudo è racional e obedece ao bom senso. Faz sentido afinal. Pra que ligar a meio do trabalho para um beijo rapido quando se pode ligar depois? Entao porque è que sabia tao bem quando se roubava esses dois minutos de telefonema?! Explica-se isso tambem?! E se era bom, porque nao se faz?! Explica-se tambem?! Sem essa de que se esta a trabalhar ou nao ha saldo. Isso acontece todos os dias? 'Ainda nao ha muito tempo te liguei no teu aniversario'. Um no na garganta, um no tao grande

Os dias vao passando. Ha horas tao pesadas.Horas em que se torna tao claro, tao claro para alguem como eu pelo menos. Que nunca fui à bola com a historia de que o amor acalma e a rotina tem de se instalar a algum ponto, ou que hà coisas que tem que terminar so porque passou um determinado tempo. Gestos que deixam de existir. Nada disto è inofensivo, ao contrario do que ele julga. Um dia olho e ja nao vejo nada, um grande, negro pedaço de nada. Um dia os meus olhos so vao ter tristeza e desilusao. Sinto-me um bocadinho mais velha, mais adulta. Continuo è a ser ingenua ao acreditar que quando è mesmo aquilo, as coisas boas nunca mudam, hà coisas que se continuam a fazer a vida toda. Mas a vida mata o amor, como escreveu o MEC. Eu ja tinha sido avisada quando li o seu texto, ja sabia . A vida mata o amor. Mas so e real quando nos acontece a nos.

I know what I said
Was heat of the moment
But theres a little truth in between the words we've spoken
Its a little late now to fix the heart thats broken
Please don't ask me where I'm going
Cause I don't know
No I don't know anymore

It used to feel like heaven
Used to feel like may
I used to hear those violins playing heart strings like a symphony
Now they've gone away
Nobody wants to face the truth
But you wont believe what love can do
Till it happens to you

Went to the old flat
Guess I was trying to turn the clock back
How come that nothing feels the same now when I'm with you
We used to stay up all night in the kitchen
When our love was new
Oooh love I'm a fool to believe in you
Cause I don't know
No I don't know
Anymore

Nobody wants to know the truth
Until their hearts broken
Don't you dare tell them
What you think to do
Till they get over
You can only learn these things
From experience
When you get older
I just wish that someone would have told me
Till it happens to you

Corrine Bailey Rae

2 comentários:

  1. Gajos, enfim... quem os entende!!!? Eu ja desisti! :(

    ResponderEliminar
  2. Gajas, enfim... quem as entende!!!? Eu já desisti!

    Esta frase pode aplicar-se aos dois géneros ;)

    Quanto a ti S. anima-te estás de regresso e novos desafios, novas pessoas, estão no teu caminho, desde que tenhas olhos para os ver.

    Beijo

    ResponderEliminar