quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Do regresso

Faltam pouco mais de duas semanas para deixar Paris e regressar a Lisboa. Os seis meses voaram. Deixo tanta coisa para ver, para fazer nesta cidade 'a qual vou ficar presa Tinha uma lista de coisas a ver que vai ficar quase preenchida, mas fica ainda tanta coisa. Gosto de deixar as cidades nas quais vivi assim, com listas incompletas de coisas a fazer, motivos pelos quais regressar.

Com Paris perfaz 7 as cidades nas quais ja vivi, 4 em Portugal, 3 no estrangeiro. Foram 13 casas ao longo dos anos, 13 casas nas quais morei, que decorei, das quais gostei ou nao, das quais me despedi, cada uma com um cheiro, uma recordacao.

Paris vai deixar saudades. Mesmo a forma de trabalhar c'a vai deixar saudades. La diz-se que 'e menos descontraido, mais severo e rigoroso. E na verdade nao tenho grande coisa para a qual voltar em Lisboa. Ja nao tenho um lugar ao qual chamar casa la. Saio de um quarto de hotel aqui para ir morar noutro quarto. A unica grande diferenca è que posso ir a casa nos fins-de-semana, rever os amigos com mais frequencia. E tenho a certeza que Lisboa me vai parecer tao pequena agora. Aconteceu o mesmo com Coimbra, quando voltei de Roma. As paixoes maiores engolem as mais pequenas e depois parece que ha um encanto que se quebra. è normal estar quase a regressar e ter esta vontade de partir de novo?

Coisas das quais vou sentir saudades

De me limparem o quarto uma vez por semana e nao ter de fazer limpezas ha meio ano, do ritmo de Paris, de haver sempre algo a acontecer, das pessoas bonitas,bem vestidas que se cruzam a cada esquina. De procurar no ceu a Tour Eiffel iluminada, Montmartre ao sabado de manha, Cafe em St Germain des Pres; falar françes, falar ingles, falar italiano. Da mistura de nacionalidades. Das after works a 15 euros, dos homens bonitos nas Tuileries, de nao ter que me preocupar com o saldo do cartao de crèdito.

Por outro lado...

Nao vou sentir falta da lavandaria, do metro sujo e malcheiroso, das constantes greves dos transportes, do apart-hotel onde moro, dos franceses xenofobos e irritantes, rudes e mal-educados. Da multidao de gente, a qualquer hora, em qualquer lado, deste clima inconstante.

4 comentários:

  1. Acredito que as coisas boas compensem imenso as más. :)

    ResponderEliminar
  2. Passa mesmo num instante, ainda no outro dia estava a ler posts sobre a tua ida:-)

    ResponderEliminar
  3. è verdade, passou a voar, e assim de repente outros 6 meses pareciam-me tao bem... :)

    ResponderEliminar