segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aristides de Sousa Mendes

Então não é que a Tv Francesa está a passar um filme sobre a vida deste português que salvou a vida a centenas de judeus durante a 2ª Guerra Mundial ao passar visos para Lisboa? Estão a retratá-lo como um dos personagens fulcrais do século XX. E eu que apenas conheci a sua história aquando do programa da RTP Grandes Portugueses? Espantoso como a nossa própria pátria pode menosprezar o que outras nações elogiam!

2 comentários:

  1. Aristides de Sousa Mendes é um dos heróis da minha infância. Ele foi amigo do meu bisavô Zé, conheceram-se numa tertúlia de Direito em Coimbra, no início do século passado. Cresci a ouvir o meu avô e os meus tios a relatarem as histórias que o meu bisavô lhes contava sobre o Aristides, sobretudo da época em que ele foi cônsul em Bordéus.
    Sempre tive uma admiração enorme pela figura deste homem livre e destemido, assim como daqueles homens e mulheres, muitos deles anónimos até hoje, que arriscaram a própria vida e a das suas famílias, para ajudarem os outros. Falo das gentes raianas, que tantos desconhecidos salvaram, sobretudo aquando da Guerra Civil de Espanha.
    Foi também com a ajuda burocrática do Aristides, que os meus bisavós puderam acolher a Monica, uma jovem austríaca, durante a II Guerra. Ainda tive o privilégio de a conhecer, assim como à sua irmã, a única sobrevivente da família que a Monica reencontrou no fim da guerra.
    Um dia gostaria de ser capaz de escrever sobre tudo isto...

    (desculpa o testamento, mas o tema fascina-me!) *

    ResponderEliminar
  2. A sério Mar?! Não sabia disso. Olha como o mundo é pequeno! Tens de me contar melhor essa história!

    ResponderEliminar