terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Aborrecido: adj aborrecido, aborrecida, que causa tédio

Têm-me perguntado o quão aborrecido é o meu trabalho. Para demonstrar o quanto, nada melhor do que exemplificar um pouco.

Trabalho numa empresa de telemóveis e, ainda que a função designada seja "administrativa de backoffice", não é nada disso que se trata. Imaginem 50 números de telemóvel aos quais se tem que activar o serviço de voice mail. Há uma operação em sistema que tem que ser feita para tal fim. Tenho que fazer a mesma operação por cada número de telefone, ou seja, um a um, sejam 50 ou 300 números. Ora, tendo em conta que cada operação demora cerca de 3 minutos a ser processada, significa que passo 2h30m a processar a mesma tarefa para 50 números, repetidamente. E quando não é a activação de voice mails, é a alteração de tarifários e por aí fora. Só mudam os nomes das operações, o resto é tudo bastante similar.

Não me consigo imaginar a fazer isto durante muito tempo, seria a alienação mental completa. Mas aprendo sempre qualquer coisa, quanto mais não seja sobre a curiosa espécie humana. Aprendo, por exemplo, que há gente que gosta deste tipo de trabalho e que não pensa procurar nada mais. Como, por exemplo, o engenheiro químico que trabalha nisto há 3 anos. Continua com um contrato renovável mensalmente e com o mesmo ordenado que eu, que acabei de entrar. Não tem perspectivas de vir a subir ou sequer a integrar a empresa (continua e continuará em regime de outsourcing). Como ele estão mais uns 10, só no meu piso. Que se acomodaram, desistiram sequer de procurar outra coisa melhor e conseguem viver nisto, anos após ano, manhã após manhã. Assusta-me!

4 comentários:

  1. O que me assusta é que isto está tão mau que as pessoas já se dão por satisfeitas com qualquer "migalha" que lhes aparece à frente :S

    ResponderEliminar
  2. Alexandre, é verdade, a mim também. é por isso que se está tão mal muitas vezes em termos de trabalho, porque há pessoas que se dispõem a aceitar tudo.

    S., eu infelizmente também! Espero sair dali depressa antes que ser afectada!!;)

    ResponderEliminar
  3. Muitas vezes pergunto-me se serei demasiado queixinhas, demasiado insatisfeita com tudo. Mas a verdade é que este "excesso" parece pelo menos levar-me a experimentar, a ir mais longe, a tentar coisas novas. Não me arrependo do meu percurso nem de já ter mudado umas quantas vezes de emprego, mas claro, tem de haver um equilibro. .. É saudável questionar e procurar ir mais longe.

    Antes ser demasiado insatisfeita do que demasiado acomodada. E tenho dito!

    ResponderEliminar