terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Há homens que não são particularmente bonitos, que não chamam a atenção a um primeiro olhar, não voltam uma cabeça na rua. Mas que, num olhar mais demorado ou com a convivência, passam a possuir neles mesmos um je ne sais quoi, qualquer coisa de inexplicável, vulgo charme talvez. Sim, talvez seja isso, charme, como se corroborou apelidar. Há qualquer coisa na maneira como olham, como se movimentam ou como falam. O timbre de voz pode ser das coisas mais sedutoras num homem, assim como a segurança como caminham, como olham.

Ela não sabia se se sentia incomodada ou seduzida, ou as duas coisas em simultâneo. Há qualquer coisa na maneira como ele lhe fala e olha que quebra o gelo da antipatia que o seu rosto fazia denotar à primeira vista. Uma voz rouca, baixa. "Calma", diz baixinho enquanto reassegura e explica. A mão na cintura dela, como uma mão que casualmente pousa ali, enquanto cede passagem num corredor, ou ensina um procedimento necessário. Uma mão ávida, ansiosa. Simpática, cortês, mordaz, flirtatious. Sim, acima de tudo flirtatious, na falta de uma expressão melhor equivalente em português. Há qualquer coisa na maneira como ele a olha que a faz procurá-lo num relance, a faz fingir um olhar casual pelo espaço e, por acidente, cruzar-se no olhar dele.

Ele sorri. Ela fica nervosa, disfarça. Fala muito depressa. Ele volta a sorrir e fala do cheiro a café. Brinca e fica tímido depois. A timidez num homem é das coisas mais tramadas! Está nervoso também e ela sabe-o. E ela sente-se lisonjeada. E fica fácil sair dali a imaginá-lo, pintar-lhe a vida e adivinhar-lhe a personalidade. Inventar o que diriam se tivessem a oportunidade de se cruzar numa mesa de café. Ele que a acha bonita, sabe que é assim pelo brilhozinho nos seus olhos; ela que sente uma curiosidade irresistível por ele. Que seria uma curiosidade dececpionada acaso essa conversa se viesse a concretizar, acaso se viessem a conhecer de facto para lá dos olhares e do nervoso e dos toques casuais e nada acidentais. O platónico é e será sempre irremediavelmente melhor!

3 comentários: