terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Resoluções de Ano Novo?


Eu nunca fui menina de grandes (ou pequenas) resoluções de ano novo. Nunca fiz nenhuma lista, nunca disse "agora, em Janeiro é que isto vai mudar ou que vou começar fazer Y ou X". Penso que toda a gente gosta de recomeços que são, regra-geral, bem vindos. Mas, atirar-me umas quantas resoluções só porque à meia noite de dia 31 de Dezembro se conveio designar o início de um novo ano, com toda a simbologia a isso inerente, não faz o meu género.

Até porque Janeiro, desde que me lembro nunca foi o início de nada ou trouxe nenhuma grande mudança. Setembro sim, Julho também. Início e final de anos lectivos, de estágios que fiz, de relações que comecei ou terminei. Mas em Janeiro nunca me aconteceu nada de verdadeiramente extraordinário.

No entanto, este Janeiro preciso que seja toda a renovação e melhoria que possa ser. 2009 não foi um bom ano, especialmente a segunda metade de 2009. Até sei dizer o dia em que as coisas começaram a correr pior: 3 de Agosto. Aliás Agosto tinha tudo para ser um óptimo mês e foi dos piores. Será a lei de Murphy em funcionamento? Não sei, mas sei que a partir desse dia veio tudo a descambar, uma peça de dominó atrás da outra. A morte do R...Começou tudo aí, nesse dia. Tão inesperada, tão trágica. Ele era tão novo, com tanta vida pela frente. A morte dele veio lembrar aos amigos o quão frágil tudo é, como uns minutos podem mudar ou cancelar uma vida. E a dar mais valor a tudo também.

E talvez por 2009 ter sido um ano tão duro, para 2010 eu quero (preciso) fazer resoluções. Porque preciso de acreditar. Acreditar que será em 2010 que vou finalmente conseguir dar o salto em termos profissionais. Que apesar da crise, da recessão, do número de licenciados desempregados, e disto e daquilo, vou conseguir um trabalho que eu de facto goste de fazer, que seja compatível com tudo aquilo que ainda quero vir a ser, com tudo aquilo que eu sei que sou capaz. Porque eu mereço e porque está mais que na hora. Porquê?! Porque me esforço, tenho capacidade para mais e nunca desisti, não desisto.

Espero que 2010 seja o ano em que vou ter dinheiro suficiente e estabilidade profissional para me poder meter numa pós-graduação ou num mestrado, no curso de línguas que tive de abandonar em Setembro passado quando a vida me deu mais um revés. Entrar para o ioga ou o karaté de novo. Que não falte saúde a nenhuma das pessoas da minha vida. Que não me morram mais amigos. Que eu possa viajar a visitar os que estão longe. Que eles sejam felizes para que não tenha que me preocupar ou entristecer nos seus problemas. Quero mais sorrisos entre nós e mais celebrações, a propósito do tudo e do nada. Quero fotografar mais, viajar mais, escrever mais. Aprender coisas novas, voltar a estudar, a cultivar-me. Espero que o meu amor me continue a saber amar, e eu a ele, que não percamos a capacidade de nos apaixonarmos e reencontrarmos nos olhos um do outro.

No fundo quero mais, melhor. Como todos nós. Mas acima de tudo quero acreditar que vai ser possível e que 2010 irá ser um ano infinitamente soberbo em todos os aspectos.

1 comentário:

  1. É assim mesmo que se fala :) Gostei. Temos de acreditar que o novo ano não será apenas mais um, mas o ano da viragem, para melhor claro. Que 2010 seja memorável, pela positiva! Desejo-te um 2010 cheio de força, boa disposição e concretizações! Aquele abraço

    ResponderEliminar