sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dos testes psicológicos...


Ontem passei 3 horas enfiada numa sala de um prédio antigo de Lisboa, gelada, sem um aquecedor ou ar condicionado que fosse, a fazer testes psicoténicos do mais exaustivo que fiz até hoje. Não sei se o frio da sala era um factor induzido para testar a minha capacidade de concentração perante condições adversas mas era escusado, especialmente porque fiquei pior da constipação que já trazia.

São uma coisa engraçada estas agências de recrutamento e selecção de pessoal. Os psicólogos entram mudos e saem calados, nada ou muito pouco te é dito do que vais fazer e tentam criar ao máximo um ambiente de intimidação. Pelo menos comigo sempre aconteceu mais ou menos assim.

Fiz teste de inglês, francês, 300 perguntas de avaliação psicológica - que a meu ver são das maiores tangas que existe, apetecia-me rir com algumas delas, seja pelo absurdo ou relevância da pergunta (tipo: " costuma subir os degraus de escadas dois a dois?"!!ou porque só não tendo noção alguém iria confessar que " não faz amigos facilmente", quando se está farto de saber que eles procuram sempre alguém sociável - testes diagramáticos, testes de atenção, testes de compreensão verbal e teste de matemática onde me vim a despenhar. Se eu sou de letras, já não tenho matemática desde o 9º ano, se a função para a qual concorri está ligada ás letras, porque raio me colocam um teste numérico com fracções, divisões e equações que talvez nem com máquina de calcula conseguisse fazer, quanto mais sem ela!

Sou muito, muitíssimo céptica em relação à porcaria destes testes, porque são falíveis e subjectivos. E quando estamos a concorrer a um lugar que queremos mesmo não é justo que um método falível e subjectivo nos venha cortar as asas ainda antes de tentarmos causar boa impressão numa entrevista. Pior é que isto é maior do que uma praga de gafanhotos e para quase todo o lado hoje em dia tem que se prestar provas do género. Que óptima maneira de empregar psicólogos não?

Não me entendam mal, eu até acho a psicologia bastante interessante. Mas a psicologia organizacional não deveria nunca ser usada desta maneira generalizada. Tem a pretensão de colocar tudo em caixinhas e considerar que tudo o que está fora da caixa não é "apto para"... irrita-me profundamente.

Por exemplo, a primeira vez que fiz testes diagramáticos correram muito mal. Já o meu namorado foi bem sucedido, ele que também fez os mesmos testes na mesma ocasião, também pela primeira vez. A diferença? Ele tem imensa prática em jogos que incluam abstracção visual. O psicólogo que me realizou os testes disse-me que os resultados representavam o meu QI e que eram estáveis e imutáveis. Quando lhe perguntei se praticando poderia alterar os resultados, ele deu-me um não redondo. Mas aquilo era o mesmo que chama-me de burra, não?!

Não podia ter ouvido pior resposta. Gastei 40 euros em livros com exercícios psicoténicos e pratiquei e pratiquei. Resultado? Hoje consigo fazê-los sem dificuldade e a minha vontade é aparecer à frente do dito psicólogo e pedir-lhe para repetir o teste. Adorava mostrar-lhe o quanto é que são imutáveis!

É por isto que quando ontem me veio uma colega psicóloga falar da veracidade do teste de Rorschach fiquei mais de meia hora a contra argumentar contra a porcaria de um teste de não quer dizer nada, porque quer eu veja um coelho ou uma lâmina nas manchas negras isso não faz de mim uma pessoa passiva, doce ou com instintos assassinos. E o pior é que esta malta é toda meia apanhada do cérebro. Portanto andamos a ser avaliados por pessoas que talvez não sejam as mais indicadas para avaliar alguém. Aliás, que direito tem alguém de vir colocar um monte de exercícios e dizer-te que se não adivinhares a posição do cubo após 4 rotações sobre si mesmo, não és apta para o lugar? Irrita-me já vos disse?!

10 comentários:

  1. Sou suspeita para falar mas acho que os testes são um bom método de selecção. Mas nunca sozinhos. Um psicólogo presente numa entrevista vale muito mais.
    E são tão subjectivos e mutáveis, que fazê-los numa sala fria pode alterar os resultados.
    A matemática avalia a capacidade de pensar abstractamente. Pode fazer sentido, mesmo nas letras.

    ResponderEliminar
  2. Ola :)
    Amanhã vou ter testes na mesma empresa, e depois de ter lido alguns artigos, cheira-me que é para a mesma empresa com logótipo verde não é? :)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Pois, faz-me crer que sim. Mas tem em atenção que os testes podem depender consoante a área a que estás a concorrer. Depois, se passares, seguem-se 2 ou 3 entrevistas! Boa sorte!!

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigado :)
    https://onetimesecret.com/secret/s73f1w8ei269dqx90v0fwb8v1o1vtxs
    Espero que os testes sejam iguais, e que não haja dinâmicas de grupo, odeio-isso :)

    ResponderEliminar
  5. Agora percebo melhor o teu post em relação aos testes psicológicos... que ridículo...

    ResponderEliminar
  6. Podia ter corrido melhor :)
    Trabalhas nos feriados?
    A recrutadora disse que se fizéssemos os testes, aceitaríamos de trabalhar nos feriados (excepto natal), horário de trabalho 6h-22h (mas que podíamos escolher) e fiquei chocado quando ela falou do salário...

    ResponderEliminar
  7. Trabalho os feriados, os únicos garantidos são o Natal e o Ano Novo. O salário é muito variável, mas não é nada daquilo que se esperava para a empresa que é, é verdade! Em Paris ganham 3 vezes mais, daí estarem a deslocalizar tudo para aqui.

    ResponderEliminar
  8. Então quer dizer que o salário pode ser superior àquele indicado na recrutadora?
    Pois não esperava mesmo nada disso mas enfim...
    Muito obrigado pelas tuas respostas :)
    Agora tenho uma entrevista na recrutadora, será que me podes por favor dar algumas indicações? (Quanto tempo demora, perguntas típicas, etc)

    ResponderEliminar
  9. anónimo, envia-me o teu e-mail através de um comment ( não o publico) e respondo-te por email!

    ResponderEliminar