segunda-feira, 28 de maio de 2012

Meu querido Tó

Foram quase 8 anos carregados de bons momentos e companheirismo. Contigo dei os primeiro passos numa ciência quase desconhecida para mim até então. Ensinaste-me muito, ainda que muitas vezes me apetecesse bater-te. Acontecia quando ficavas preguiçoso ou quando afinal era eu não te entendia. 

Levei-te comigo para Coimbra, depois o Porto, Luxemburgo, Lisboa e Paris. Estiveste sempre lá, a partilhar as imagens, os vídeos, a ligar-me ao mundo e a diminuir-me as saudades. Foi contigo que aprendi pirataria a sério e desde então o dinheiro mensal gasto em séries e filmes baixou drasticamente. Foste também tu o culpado em certa forma por ter deixado de comprar cd´s e de os coleccionar (o que até foi bom porque já não tinha mais espaço nas prateleiras lá de casa e já bastam aqueles quinhentos cd´s que nunca tenho tempo de ouvir).
Sofremos os dois juntos quando em Paris aquele maldito vírus te atacou e não queria sair nem por nada. Mas com engenho e sabedoria conseguimos expulsar o sacaninha e ensinaste-me a desmontar peças com uma chave de fendas como um menino grande! Ainda hoje, apesar da velhice, o teu som é invejado pelas aparelhagens, apesar de teres metade do tamanho delas e do peso. Foste um companheiro fiel e leal todos estes anos. Mas, meu caro amigo, chegou a hora de te substituir. 

Tudo nesta vida tem um fim e a tua velhice já te apanhou, os scripts são uma constante, estás mais lento nos movimentos e nos reflexos e fazes-me a vida negra quando quero ver um filme ou abrir várias páginas da internet. Já andas assim há mais de meio ano e andei sempre adiar mas não podia fugir mais, tive de tomar esta decisão! Comprei uma versão mais nova de ti, Tó! Lamento! Continuas a ser o satélite da minha constelação, mas agora já vais na versão L755 e ainda que o teu design não fosse dos que mais me apelava, sei que a beleza não é tudo e tens outras qualidades muito para além do aspecto físico nas quais tão bem confio. Que a tua nova versão seja tão resistente e fiel como tu foste Tózinho.  Vais ágora ter um merecido descanso e passar a tua velhice no meu quarto de infância, aquele quarto onde sempre regresso e voltarei a ti de todas as vezes que estiver de visita. Irás continuar a ouvir música e a servir-me de tela de cinema, apenas mais esporadicamente. Um até sempre e um bem haja,

a tua Merenwen

4 comentários:

  1. olá. O texto mais belo que eu li, sobre um computador. Achei piada, o facto de o teres baptizado de Tózinho. O meu computador é de secretária mas está a precisar de reforma. Adorei o texto :). beijos e que sejas feliz com a tua nova aquisição. boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) O Tó é porque é um Toshiba,não lhe dei de facto um nome!Ainda bem que gostaste!!Obrigada e uma boa semana também para ti!!

      Eliminar
  2. A mais bonita declaraçao de amizade e carinho por um pequeno ajudante que já vi desde o filme Bicentennial Man :)
    Ele (como no toy story) deve ficar muito feliz por ir para aquele lugar no nosso sotao onde só ficam as coisas especiais.
    Um beijinho
    E.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, tanto elogio bom :) Bicentennial man é dos meus filmes preferidos. E o texto é mais uma crónica bem humorada do que uma despedida sentimentalona, mas ainda bem que teve estas reacções!

      Eliminar