quarta-feira, 21 de março de 2012

Há anúncios no Carga de trabalhos que me continuam a surpreender.

"Sou artista plástica e estou envolvida com o movimento de Transiçao em Portugal.
Procuro um/a assistente com várias facetas ou dois/duas assistentes.
A/s pessoa/s têm de saber editar imagem com os programas mais usados -Photoshop, Illustrator ou outro- dispôr de paciência para organizarmos um arquivo de imagens caótico, gostar de arte e música, gostar de crianças e bébés, ter alguma disponibilidade para viajar sendo flexíveis qb.
Vamos organizar eventos sobre nova educação, eco-arte e terapias alternativas, temas sobre bébés,iniciativas novas dentro do movimento de transição e permacultura.
Básicamente é organizar um atelier de arte e produção de eventos como meu assistente com toques de edição de imagem e comunicação media e informática, promoção de eventos e tudo o que fôr necessário- incluindo pesquisa.
Serão renumerados logo que comecemos a facilitar workshops- umas semanas após resolução do caos do arquivo e pré-produção dos eventos.Estou no Facebook como Sara Anahory Vapaos ou Studio Sapukaiah.
Contacto: Sara Anahory Vapaos / StudioSapukaiah961843293 vapaos.artwork@gmx.comstudiosapukaih.wordpress.com"

Os dois ou duas assistentes irão portanto ter todas estas valências, vão organizar arquivos caóticos, pesquisar, promover, dar uns toques em edição de imagem mas, atenção, só serão remunerados quando os workshops começarem ( se começarem) a render. Primeira dúvida: o que raio é o movimento de transição em Portugal?

Segunda dúvida, mais pertinente: há alguma alma penada que responda a este tipo de anúncios?!!

3 comentários:

  1. XD engraçado que isto de certo modo me interessa... claro com remuneração senão... tenho mais que fazer LOL... agora movimento de transição em portugal desconheço

    ResponderEliminar
  2. Nada como usar a net para se ganhar um pouco mais de conhecimento, assim evita-se dizer alarvidades!!! E há muito boas pessoas a responder ao anúncio e mais bem instruídas, claro está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo!
      Como Vê aceitei o seu comentário apesar do anonimato e gostaria só de lhe dizer o seguinte:
      - Tenho a certeza que a internet está cheia de informações sobre o que é esse movimento de transição - tal como acontece com todo o assunto do mundo, grande ou pequeno, importante ou não. Apenas não fiquei curiosa o suficiente para investigar mais. Isto porque:
      - O meu comentário sobre este anúncio de suposto " emprego" foi mais em direcção ao absurdo de trabalhar pro bono até, eventualmente, os workshops ainda por realizar, começarem a produzir frutos. É-me irrelevante a capacidade artística do empregador ou a validade do movimento. O que me surpreende é poderem haver pessoas que - desesperadas por emprego - se sujeitam a trabalhar de graça por um período indeterminado com um salário tão dependente de factores tão variáveis. Na minha opinião, o que esta pessoa que colocou o anúncio precisa é de algum amigo ou familiar que a ajude a concretizar aquela ideia. Agora, para recrutar um colaborador ou até mesmo um voluntário o discurso deveria ser diferente. Se eu acaso precisar de alguém que me faça algum trabalho, não lhe vou dizer, " olha, faz isso que depois pago-te quando houver lucro". Mesmo que seja um voluntário teria que lhe pagar as despesas. Ou, pelo menos, esta seria a maneira correcta de fazer as coisas e expor o anúncio.
      No entanto, se há pessoas disponíveis para trabalhar de borla - que há aos magotes infelizmente - isso é outro problema. Porque é à custa destas pessoas, das expectativas em ficar no trabalho depois, dos medos em não conseguir mais nada, que se perpetuam os estágios curriculares e os baixos ordenados que a minha geração e as próximas em que enfrentar.

      Eliminar