quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ainda tenho uma penfriend


Começamos a escrever-nos com 14 anos. Recebi o nome dela numa aula de inglês e fui eu quem a contactou por carta. A essa primeira seguiram-se dezenas delas, coloridas, infantis, cheias de desabafos, de sonhos, expectativas, planos. Trocávamos fotografias, posters das nossas paixões adolescentes, conselhos amorosos, pequenos souvenirs. Eu falava-lhe de Portugal, era do seu Lincolnshire rural. Nunca falámos ao telefone, nunca nos vimos por uma câmara de skype.

Quando entrámos na faculdade houve uns meses em que perdemos o contacto. A vida real, de todos os dias, chamava mais alto; eu mudei de casa, perdemos os endereços e ainda não tínhamos e-mail. Depois ela escreveu-me para a minha antiga morada e a carta acabou por me vir parar às mãos e retomámos o contacto, desta vez maioritariamente por email, mas com cartas esporádicas nos aniversários e no Natal.

Amanhã, quase 14 anos depois de termos começado a escrever-nos, vamo-nos encontrar pela primeira vez. Ela diz que vai ser uma espécie de blind date e eu não posso deixar de sentir uma estranheza e um nervosismo por ir finalmente conhecer uma das pessoas que me acompanham desde há mais tempo, sentir que sei dela mas que ao mesmo tempo não a conheço de todo. Mas a sensação maior é a de ternura e uma espécie de orgulho por, numa época em que tudo é efémero e veloz, poder ter esta história de correspondência liceal que chegou aos dias de hoje. E há qualquer coisa de inocente e puro nisso, como se uma parte da criança que éramos tivesse sobrevivido em nós duas até hoje, não deixando perder a vontade e a curiosidade juvenis.

Se não simpatizarmos uma com a outra ao vivo e a cores acho que vai ser uma decepção para as duas. Não sei o seu tom de voz, a sua maneira de ser. Mas se tudo o resto correr mal, podemos sempre contar a história. Afinal, quem é que pode dizer que mantém uma penfriend até hoje e que se conheceram pela primeira vez passados 13 anos? Sim, só isso dá uma bela história !

4 comentários:

  1. q brutal!!! eu tb "perdi" as minhas pen friends quando andava na faculdade... adorava conhece-las ao vivo e a cores! e de certeza que tu e a tua se vão dar bem, afinal de contas já se conhecem! leva umas cartas antigas! de certeza que será motivo de risota!! depois conta como foi!! adorava!!!!!

    ResponderEliminar
  2. É uma bela história, e um grande orgulho em manter essa ligação a uma época mais simples. Eu nunca tive nenhuma pen friend e adoraria que essa fosse uma das minhas memórias de adolescência. De certeza que o encontro vai correr bem. Depois cá esperamos saber como correu tudo!

    ResponderEliminar
  3. É mesmo uma 'história' muito bonita e de dar uma inveja boa. Eu lembro de haver uma altura que queria muito ter também algo parecido mas nunca tive ou arranjei correspondente. Confesso que na altura tambem pensava o que é que eu haveria de escrever para o outro lado caso tivesse, mas sempre tive vontade. E deve ser muito bom conhecer alguem que no fundo já conheces de à tanto. Concerteza vai haver lugar para partilhar muita coisa e associar um rosto e voz ao que se idealizou desde à tanto.
    Esperamos por mais novidades!
    mts bjs

    ResponderEliminar
  4. Falta agora o post a contar como foi o encontro com a pen friend :)

    ResponderEliminar