domingo, 6 de junho de 2010

Et voilá! Le Louvre.









Enfrentei a enchente de filas e pessoas e fui finalmente ao Louvre. Da próxima vez tenho que levar um guia porque me perco no meio de tanta pintura. Claro que fui espreitar a Mona Lisa! E que triste destino o daquele quadro, perdido no meio de uma sala onde imperam pinturas gigantescas, rodeado de vidro anti-flash e mal apreciada pela horda de turistas que se acotovelam à sua volta e disparam as suas máquinas assin que se aproximam, sem sequer olharem o quadro pelos seus próprios olhos. Tiram fotos ao longe e com zoom, fotos com cabeças e braços de outras pessoas pelo meio...o que importa é conseguir uma foto da Mona para se puder mostar aos amigos quando se falar na viagem que fizeram a Paris. E, se algum amigo lhes perguntar como é o quadro ao vivo, se tem alguma mística ou como se desenha o sfumato do DaVinci ao vivo, duvido que eles saibam dizer alguma coisa mais do que a foto mostra.

Comecei nas galerias de pintura renascentista e acabei nos aposentos do Napoleão. A colecção egípcia e grega ficam para uma próxima. O final da tarde acabou numa esplanada em St. German de Prés com gelado italiano e vitrine sobre a cidade.

1 comentário:

  1. Ai que bom. o consolo é que podes sempre visitá-lo com outro sossego que os turistas não têm. Deve ser qualquer coisa de extraordinário, o Louvre. Quero muito ir a Paris em breve...

    ResponderEliminar