quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dos melhores filmes que vi nos últimos tempos


Muito Hitchocockiano. Acreditei na personagem do Dicaprio até ao final. E ele é, há muito, bem mais do que o rapaz do Titanic. Adorei.

Second chance


Ela vem a Paris, a esta mítica sala! E dos vinte incultos que vieram comigo de Portugal, não há um que conheça sequer quem é ou a música que canta. Sou eu que sou muito avant- garde ou eles que não ouvem música - ou pelo menos a Antena 3 ?! Hum, quer-me parecer que é mais a segunda hipótese. Mas desta vez nem que vá sózinha, tenho que ir! Alguém quer vir até cá e juntar-me a mim?! É dia 16 de Junho.

Ultimamente ando completamente fora do mundo. Não vejo televisão e só sei notícias de quando leio os jornais online rapidamente. Já não sei em que dia da semana passada dei de caras com esta bela manchete no Global "Bebedores portugueses são dos mais altos da Europa". WTF?!! Eu sei que, enfim, é o merdoso do jornal gratuito Global, mas é também um jornal lido por centenas de pessoas, pertencente ao grupo onde já trabalhei. O que raio é "bebedores"?! Andamos como o Eça a inventar neologismos agora? E "dos mais altos da Europa"?! Isto é suposto querer dizer o quê ao certo? Ou, como colocar um relatório de estatística europeia numa frase incompreensível .

Quem anda a dirigir e a escrever nestes jornalecos?! Não são com certeza pessoas de direito ou não fariam um título destes. Mas quem é de direito num mundo que se faz à base de estágio remunerado atrás de estágio, recibos verdes, longas horas, pouca paga?...tenho pena e deixa-me triste quando vejo coisas destas, não raras vezes em capas até mais reputadas ( tipo aquele jornal começado por P, que mudou de direcção aqui à uns tempos) . É como passar um atestado de estupidez a quem lê também, de pouca auto-crítica, de estagnação mental.

Aqui no fundo continua sempre este bichinho do jornalismo, ainda que tenha cada vez mais a certeza que nunca mais vou voltar a trabalhar na área, seja pelas condições precárias, seja pela deontologia de uma profissão que já não respeita nada dentro ou fora dos seus códigos.

domingo, 25 de abril de 2010

Paris des amoureux








Paris é uma cidade muito romântica, sim senhor. Não é mito e pode ser cliché, mas é verdade. Tal como Roma também é romântica, mas parece que as cidades são mais idílicas quando se tem alguém com quem gostariamos de a partilhar e percorrer. E como este fim-de-semana ele deveria ter estado aqui comigo, ainda pesam mais as saudades.

Ora, o meu 25 de Abril foi assim:









A inveja é uma coisa muito feia

e difícil de assumir por vezes. Custa a engolir e assumir mas não deixa de ser verdade.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hoje fui às compras ao Les Halles... Na semana passada fui às compras á zona da Operá. Acho que vou desgraçar a minha conta bancária.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

"Tenho saudades das amizades de criança, do "eu sou a selena gomes e tu és a Hanna Montana", daquela coisa de "queres ser minha amiga" ouvida no intervalo das aulas e vindo de alguém nunca visto antes seguido de uma resposta afirmativa só porque sim, sem medir a pinta nem pedir referências. Do entregar o caderno diário para passar a lição á qual faltamos e não se achar generosa por tal gesto. Da troca de lanches desprovida do sentimento de perda de 0.3 cêntimos e "ai que nos estão a roubar" ou da troca de recados nas aulas com segredos de amores que envolvem corações e nomes simples como pedro e joão. Era giro se assim fosse depois dos vinte anos, gostar da pinta da rapariga ao nosso lado e sentar-se ao lado dela, falar como se nos conhecêssemos há imenso tempo e não nos preocuparmos com o facto de ela ser empregada de mesa ou engenheira bio-cientifico-mecânico-geral, feia ou gira, velha ou nova, ex presidiária ou ex presidente. Simplesmente quebrar o gelo assim, sem o cansaço da análise e do tempo - que seca, essa merda do tempo - sem esperar provas de que é de confiança (porque é que não há de ser?) e a ingenuidade de que Best Friend forever (e porque não?) acreditando logo que vai correr tudo bem, sem provas nem referencias, vai correr tudo bem. As coisas eram mais simples, eu seria a Selena Gomes e sim, quero ser a tua amiga desde que não olhes para o pedro que é meu (olhou para mim hoje no refeitório), vamos ser BFF, pelo menos até ao fim do intervalo, é o que demora a vida na nossa idade."

Eu também. Roubado daqui!
Descobri que o volume da televisão aqui do apart hotel vai até um máximo permitido.Não está nada mal pensado não, não causa incoveniente a quem está do quarto do lado. Mas como faz o pessoal que ouve mal?! Ou que, como eu, mal vê t.v. (aqui dobram tudo e não obrigada mas não tenciono ouvir o Clonney a falar francês) e tem um pc potente em que o volume ultrapassa por vezes o que devia?!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Em França...

Há greves de comboio dia sim dia não. Para além disso, volta e meia alguém decide atirar-se à linha. Aconteceu no último sábado e aconteceu hoje. Estive um hora à espera do comboio, com sacos do Carrefour e a gelar no cais. Cheguei eram 21h30 a casa e ainda tenho milhentas coisas a fazer. Começo a sentir a falta dos transportes portugueses! E esta história dos suícidos em França?! É na Telecom, na Eurodisney, nas linhas de comboio...

Au travail...

Faz pouco mais d euma semana que começamos a trabalhar na sede de Paris. Hoje, durante uma apresentação na sala do big boss (que está de férias e nos deixou a sala para podermos ter formação), vira-se o account que nos estava a fazer a presentação, e que já lá trabalha há um ano, e pergunta: " Preciso de telefonar para a G. para confirmar esta operação. Acham que posso utilizar este telefone (do chefe)?" Ficamos a olhar para ele com ar de parvas e a S. dispara "Oh, you ask us?!"

Ainda estamos em formação. Ainda sem pc´s disponíveis porque a equipa portuguesa que era para ter regressado a PT no sábado passado não pode ir devido ...ao vulcão claro! Tem um voo previsto esxte sábado de novo, a ver se é desta. Até porque já estou pelos cabelos com formação em sala e queria mesmo era passar à pratica, que é a única forma de consolidar o conhecimento.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Apetece-me dizer f***-** em todas as línguas que conheço...

A porcaria do vulcão islandês, que já entrou em erupção faz mais de uma semana, vai impedir que ele venha até cá. Voos cancelados até sexta-feira! Lá se vão os meus planos de fim-de-semana pela cidade do amor que, em boa verdade, não tem piada nenhuma sem ele por perto. E o pior é que agora a vir, só daqui a um mês. Isto claro se o outro vulcão maior não lhe apetecer causar mais danos. Vou ali afogar as mágoas enfiada na minha cama de apart-hotel impessoal com um bom filme e um boião gigante de iogurte a ver se diminiu este apertozinho aqui no peito.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A natureza

é poderosa e contra ela não podemos muito. E este ano tem-nos provado isso mesmo. Mas o meu mec tem voo marcado para quinta-feira para poder vir descobrir a cidade comigo e, os aeroportos continum fechados. Primeiro ficavam fechados apenas até amanhã, agora já é até quarta e ás tantas passa-se a semana e nada de voos nem de namorado em Paris até ao final-de-semana. :(

Dimanche á Paris






A cidade é linda de facto, com muito para ver. Mas também tem os seus defeitos, como qualquer outra capital do mundo. O que mais me surprendeu pela negativa foram os cheiros, os maus cheiros, especialmente no metro e transportes públicos. São nauseabundos mesmo. Pareço estar ainda na Paris do século XIX descrita por Suskind. O asseio dos transportes públicos também não é o melhor como óbvio! Talvez porque quase não haver wc públicos gratuitos ou abundantes pela cidade e a malta se alivie por onde der. A poluição e o smog são outra das coisas que posso apontar. Depois de um dia inteiro a andar no centro pareço ficar com a garganta cheia de pó, o ar é pesado. E ainda dizem que Lisboa é poluída!


Relativamente aos franceses não são, como já se sabia, muito abertos nem simpáticos, e não se acanham em passar em frente na fila, mas depende como em tudo e não se pode generalizar. Elas e eles são bonitos e vestem-se impecavelmente bem, com um estilo très parisienne, mas infelizmente parece ser verdade a estória/mito de que não serão muito fãs de banho. Pelo menos a julgar por alguns colegas do trabalho. Dommage!


domingo, 18 de abril de 2010

Cansada, com bolhas nos pés e o rosto que mais parece um camarão, tostado de um sol glorioso de Abril em Paris. Esteve um calorzão. E a chover em Portugal ao que consta! Depois posto fotos que hoje não tenho energia para mais. Amanhã é que devia ser fim-de-semana, estou exausta. Tenho que me lembrar que tenho seis meses para conhecer a cidade e não tenho de andar estilo turista a tentar ver tudo de uma só vez. Vou dormir que já vai tarde! Amanhã dia de trabalho :( Bonne nuit!

sábado, 17 de abril de 2010

Un coup de foudre!









Et voilá! Primeiro fim-de-semana em Paris, com um sol e temperaturas excelentes. Comecei o dia em Montmartre, coração da boémia da cidade, desci até ao Moulin Rouge, segui pela Operá até à Magdalene, início dos Champs Elisées, Galeries Lafeyette...Amanhã vou à Torre Eiffel e arredores.

Adorei o ambiente cosmopolita, a vibe da cidade, os apaixonados nos boulevards de mãos dadas. A semana de trabalho vai ser dura mas com fins-de-semana assim compensa muito. Já não vou conseguir sair daqui sem me apaixonar pela cidade.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

2 de Novembro . melhor notícia do dia!


Estava a ver que nunca mais! Adoro-o. Quero estar na fila da frente com um daqueles cartazes gigantes cheios de corações! Porque além de ter uma voz fantástica, o palminho de cara torna-o muito muito interessante! :)

Quem gosta...


de chegar a casa (quarto) e não ter ninguém? De passar o dia a trabalhar junto às mesmas pessoas com as quais se vem e vai para casa, de entrar porta dentro e não ter nada de nosso. Estes seis meses vão custar a passar assim, mesmo estando numa das cidades mais fantásticas do mundo. As condições estão longe de ser as melhores e eu não estou propriamente a morar em Paris e acabo por perder um bocadinho ao ter que morar nos subúrbios.

Pior notícia até agora: o quarto deve ter ácaros, pois sou alérgica e já começo a notar. Se for esse o caso terei de desembolsar dinheiro em lençóis e cobertas anti-ácaros+tapetes+almofada nova e exigir que limpem isto como deve ser - o chão é em alcatifa, imaginem! Aliás, o chão do trabalho é alcatifa, a França do século XXI ainda usa alcatifa, Mon dieu! Mas tendo de comprar tudo isto, além de ser apenas por 6 meses e depois deixar ficar tudo para trás, tenho ainda que desembolsar dinheiro em lavandaria porque não temos máquinas de lavar.

No trabalho so far so good, but things are starting to become complicated. Descobri hoje que daqui a um mês vamos ser avaliados com um quiz oral, sinto-me de volta à escola. E sem vontade de estudar!

Mas o pior é a sucessão dos dias e a solidão que começa a pesar. Esta rotina que mata. De sentir a falta daquela pessoa, do seu sorriso quando abrimos a porta, das conversas ao jantar, o abraço noite fora e o até logo quando o dia começa. Eu sei que o fim-de-semana está à porta e vem aí uma boa dose de animação e boas (espero) fotografias! Estou entuasismada e não sei nem por onde começar a mnha tour de Paris. Mas hoje estou assim e só queria voltar a casa, nem que fosse só por esta noite.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A viagem...




No aeroporto começou logo bem quando tive de desembolsar 120 euros de excesso de peso pelos 8 kgs que levei a mais. Felizmente a empresa paga até 10 kgs de excesso, pelo que será dinheirinho que me será reembolsado. Menos mal! A surpesa foi quando descobri que houve malta que pagou 350 e 400 euros. E que malta? Mulheres com certeza, não? Wrong! Homens! 400 euros em excesso de bagagem é dose. E ainda falam mal das mulheres nestas situações.

Depois foi uma choradeira pegada para me deslargar daquele abraço de casa que se foi despedir de mim ao aeroporto. O moço do controlo ao ver-me de olhos ainda vermelhos tentou animar ao falar de como Paris deve estar linda nesta época do ano e não me fez tirar os kilos de pulseiras e fios que trazia comigo para poupar espaço. Claro que depois não me livrei da máquina a apitar e tive que tirar as botas, ficando ali especada de meia lilás no chão do controlo.

Saí de Lisboa com sol e 20 graus. Cheguei a Paris e parecia que tinha chegado a Paris em Dezembro. Não choveu ainda mas está um frio gélido, particularmente um vento de cortar a pele. Ou seja, no sábado dia de praia em Lisboa, Domingo dia de Inverno em Paris.

Da cidade propriamente dita ainda não vi nada porque estou hospedada nos banlieues de Paris. Foi um choque entrar neste quartinho (as fotos estão muito más mas era de noite e eu já estava exausta para mais) e imaginar que será a minha casa durante seis meses. Um lava-loiças e um mini-fogão ao lado da cama?! Sem uma divisória?! Um frigorífico do tamanho de um mini-bar de hotel, sem máquina de lavar e ainda que o apart-hotel esteja frente ao rio, o meu quarto tem vista para a auto-estrada...mas já ando a chatear o recepcionista para me guardar o primeiro quarto que vagar frente ao rio! :) a ver vamos!

No trabalho fomos bem-recebidas. Bem melhor do que em Lisboa aliás. As instalaçoes são muito boas, pena mesmo estar fora de Paris a qual só devo conhecer no final de semana, isto se conseguir despachar tudo o que tenho para fazer até lá. Sim, porque entre compras, trabalho e adaptação não vai restar muito tempo. Mais je suis sure qu´il será superb!

Quanto a hoje, morangos de sobremesa ( a coisa que comprei mais barata no supermercado da esquina, 1 kg a 1 euro!) e grey´s anatomy. Felizmente vim carregada de séries porque en France tout le monde é contra o inglês e a televisão deles sucks!! E pronto, começo também cada vez mais a falar como escrevo, a misturar as três línguas! Vou estar bonita daqui a seis meses!




sábado, 10 de abril de 2010

terça-feira, 6 de abril de 2010

Don´t loose your muchness!




"You´re almost Alice now"

segunda-feira, 5 de abril de 2010

E de repente já em Abril, pós-Páscoa. Este ano tem corrido veloz, quase nem tenho notado os meses que se sucedem. Esta será a última semana por Pt antes de partir e, depois de um fim-de-semana prolongado em casa, custa sempre mais este regresso forçado. Apetece esticar os dias, prolongar a estadia, deixar-me ficar onde a vontade quer e para onde o coração pende. Partir dói sempre. Ainda que tenha o seu quê de excitação, melhor do que a partida só mesmo um regresso.

quinta-feira, 1 de abril de 2010


A primeira mala está pronta...a que vou levar de fim de semana a Viseu para passar a Páscoa.
Segue-se aquela que será uma fatídica aventura -( a mala de Paris ou, como conseguir enfiar seis meses em 30 kgs de bagagem) e uma última, que ficará feita aqui em Lisboa para o caso de não conseguir alugar a casa e ter de sair, assim os meus pais podem passar e pegar tudo já empacotado. É muita mala e é muita gestão a fazer, acreditem! Especialmente a parte do vestuário/bijutarias/cremes/sapatos, que ficam, vão e deixo aqui empacotados para o caso de voltar/ou não.

Hoje o D. está no Benfica para o jogo e eu vou a um cafézinho tardio com as meninas. Amanhã parto para Viseu para uma Páscoa que ainda tem visita pascal e tudo (e sim, Zé, ainda existe em alguns lugares- e penso que não tão poucos assim!!). Será também uma Páscoa de despedidas e muita choradeira da parte da minha mãe, à qual no entanto convenci a vir visitar-me. Desta vez é que vai ser mesmo, isto porque ela nunca costuma ir a lado nenhum para lá de Portugal. Não entendo como alguém que adora viajar como eu, pode ter uma mãe que é o oposto total!!

Uma Doce Páscoa a todos!