sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Tenho andada alheada das notícias. Em casa, à hora de jantar deixei de sintonizar o telejornal porque perdia sempre o apetite. Não impede no entanto a falência deste escapismo, e hoje quando abri os jornais juro que me doeu o peito e a preocupação que anda por cá de maneira constante foi agravada com esta noticia!

Foi no Jornal de Notícias que aprendi a ser jornalista, foi aqui que me apaixonei pela profissão, foi aqui que me dei conta também que a objectividade e imparcialidade na sala de redacção têm  interpretações diferentes das que damos na faculdade. Os interesses estavam lá: houve histórias que quis perseguir e não me deixaram, houve palavras ou frases que era sugestionada a alterar, fui gentilmente convencida a tomar café ou almoçar com acessores de imprensa de câmaras municipais para a boa manutenção dos contactos ( recusei das duas primeiras vezes  que o acessor me convidou porque achava aquilo tremendamente despropositado em termos de objectividade, à terceira foi o meu editor que me veio ensinar os meandros do jornalismo real e os cafés lá passaram a fazer parte do trabalho, junto com o pedido de ter atenção ás palavras escritas. Isto para explicar que é claro que o jornalismo português sempre sofreu de influências, mas penso que ainda era capaz de prestar um serviço razoável  ao país em termos de jornalismo..

Mas com isto agora, como diz a peça títulos históricos como o DN, que fazem parte da história de Portugal desde o século XIX, agora vendido a Angolanos. E quem fala em Angolanos fala de ingleses, chineses, suecos....não há uma lei que impeça a venda de media a capiatis estrangeiros?! Sou só eu que acho isto completamente flagrante?! A sério, não há uma lei?! Não há nada que possa impedir isto?! Andamos a vender o país aos pedaços pela oferta mais alta. No final não vai sobrar nada para os portugueses.

2 comentários:

  1. Ele pediu um empréstimo de 300 M ao bcp para comprar a lusomundo e melhorar a controlinveste e como não pôde pagar foi justamente esse que decidiu vender.. de notar que quem emprestou esses 300M foi a filha do presidente angolano, motivo pelo qual são eles que agora vão controlar a imprensa.. Portugal no seu melhor. agora pergunta se o sr não tinha outros meios para vender, como sportv entre outros e não quis.. a corrupção vem desde o senado romano e está para durar.. é demasiado triste..

    ResponderEliminar
  2. Não sabia isso do empréstimo, andas mais informado que eu!

    ResponderEliminar