terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Parva que sou

Incrível onde esta canção já chegou. Eu gosto de Deolinda, mas esta canção em si nem sequer é muito cativante em termos de ritmo ou som...são só as palavras, mais que óbvias e não compreendo o frenesim à volta disto. Não é nada que já não soubéssemos há algum tempo. Mas fico contente com esta vaga de atenção. Vem agora a proposta óbvia de proibir estágios não remunerados. Já muita vez ouvi empregadores dizerem-se contra remunerar um estágio porque no fundo estão a contribuir para a formação daquela pessoa. Verdade, mas não deixamos de dar o nosso tempo e trabalho à empresa, e isso só por si já deve ser remunerado. O problema é que depois de formarem um, formam outro, e outro, mandando sempre o anterior estagiário embora...devem achar que fazem serviço público as empresas. A Ministra diz que a palavra escravatura é um exagero, eu acho que trabalhar sem receber é isso mesmo: escravatura.
Por isso sim, devia ser proibido por lei estágio não remunerados, e mais ainda as empresas que vivem à conta disso, onde toda a mão de obra são jovens não contratados, que ainda têm de pagar a alimentação e os transportes...nem o trabalho voluntário é assim , até este supõe que o trabalho é de borla mas que não deve haver despesas de alimentação e transporte para o voluntário.
Esta proposta vem tarde e a más horas e não vai ser aprovada, porque o Governo tem o apoio e os amigos em muitas destas empresas que lucram ao não pagar aos seus licenciados. Só tenho pena de sermos uma geração caladinha, contida...com a vida que temos no Portugal do século XXI está mais que na hora de saírem à rua e exigirem o que devia ser nosso por direito. Porque andam-nos a fazer passar por parvos mesmo, e nós a deixar.

6 comentários:

  1. Não gostas? Eu adoro a música. Acho uma das mais bonitas e fortes deles...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Acho fraquinha, há outras que têm muito mais força e acho que merecia ser mais sonora também.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto muito... não percebo o alarido.

    ResponderEliminar
  4. Mais do que alimentação e transportes, é também o pagar uma casa porque depois de anos a estudar fora chega de viver em quartos..
    Quando dizes que eles devem achar que fazem um serviço público dizes tudo.
    Para onde se caminha?...
    Bjinhs

    ResponderEliminar
  5. Ah, e não adianta manifestaçõesinhas de duas horas no marquês para mudar alguma coisa..
    Senão aprendam com os egípcios do EgiPto.

    ResponderEliminar
  6. A música aqui não interessa, é a mensagem... e eu há anos que digo que Portugal precisa de uma revolução a sério, não com cravos mas sim com sangue, pois de outro modo nem os governantes temem as consequencias dos seus actos, nem as pessoas dão o devido valor ao que conquistaram... até porque foi a geração do 25 de Abril que nos deixou no belo estado em que estamos agora... mas isso já são contas de um outro rosário.

    ResponderEliminar