quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vontade de te esbofetar

Cheguei a este texto através do Blogue da Cate. Fiquei tão revoltada que se visse a Isabel na rua dava-lhe um estalo. É por causa dela e os da laia dela que a nossa geração está assim.Esta opinião é de quem não quer ver o que se passa.
Fiz um comentário, coisa que raramente faço e depois li os dos outros. Sabes o que vi Isabel? Uma geração que luta, que espera, que dá no duro, que faz de tudo. Não são parvos, mas somos vítimas sim do sistema e de pessoas como tu. Se o jornal que dirige, e os outros directores de jornais, rádios, televisões, parassem com a treta de lenga-lenga de "ah não temos dinheiro então tem que ser a recibo verde, ou só podemos pagar ajudas de custo, ou gostamos muito do teu trabalho, mas de momento ainda não te podemos pagar mais que 300 euros, ficas aqui mais uns 6 meses e pode ser que então...ai não queres, está bem, chama aí o próximo" estaríamos todos bem melhor. Somos de uma geração lutadora, que não baixa os braços, que deixa família e amigos para trás para ir atrás de uma vida melhor, de um futuro.

Não sei onde a senhora foi buscar a ideia de que um licenciado ganha 2 vezes mais o ordenado de uma pessoa com o ensino secundário, certamente que não são os jornalista que "dirige" no Destak nem a maioria dos meus amigos. Não sei onde acha que não aprendemos nada com os nossos estudos ou qual sugere ser a solução para - ao invés de sairmos à rua e pedirmos justiça - nos deixemos de fazer de vítimas e façamos algo. Tipo o quê Isabel?! Sabes o que eu sugiro? Sugiro proibir que uma empresa possa fazer estágios não remunerados, que se proíba de "contratarem" uns atrás dos outros sem fixarem ninguém, que se fiscalize os falsos recibos verdes para impedir que quem não é, de facto, trabalhador independente, possa ter os seus direitos de cidadão de direito. E isso, cara Isabelinha, era o que devias estar a escrever na tua crónica de directora de jornal que tão mal paga aos seus jornalistas.

1 comentário: