quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Avatar - Spoiler alert para quem ainda não viu!

Fui ver ontem, finalmente! Adorei o filme. Não pelos efeitos especiais, não pelo 3D, mas pela criação de um universo completamente novo. Os tipos que inventaram aquele mundo são mesmo muito bons. Vão a um grau de detalhe extraordinário e inventam um universo fantástico, idílico quase.

Como escreveu o Jorge Mourinha na crítica do Público (uau, deve ser das poucas vezes que concordo com os críticos do Público) : "James Cameron criou um universo dentro da sua cabeça e quis-nos convidar a visitá-lo, sem segundas intenções que não a de nos mostrar um espectáculo que nunca vimos antes. Quando foi a última vez que um cineasta nos fez um convite destes? "

Não acho que o 3D seja essencial ao filme, penso que é mais campanha de marketing que outra coisa. É um facto que há alturas em que nos sentimos mais imersos no filme, em que temos a sensação de que quase podemos tocar os elementos que parecem sair do ecrã. Mas penso que não compensa em termos de definição de imagem.

A dada altura estava a torcer freneticamente pela vitória dos "aliens" sobre a "minha" espécie e pensava que estaria a sala toda na mesma situação. Mas fui ver o filme com uns colegas que no final disseram estar fartos daquela malta meio ambientalista e chata. Acho que o objectivo do filme lhes passou completamente ao lado. Penso que seria de facto assim que trataríamos um povo, caso eles tivessem algo que nós quiséssemos, como já tratámos antes todas as tribos desde África ás Américas. O argumento só peca pela vitória dos Na `Vi, porque não seria assim que aconteceria na realidade, mas a magia cinematográfica assim pedia.

Por vezes tenho mesmo vergonha e desprezo por esta raça ocidental que já destruiu tanto e continua a fazê-lo. O exemplo mais próximo?! O falhanço da Cimeira de Copenhaga. Como é que é possível, numa época em que as mudanças climáticas são já tão visíveis, os líderes que nos representam não terem encontrado a porra de um compromisso económico para tentar ainda mudar alguma coisa?! Por todo o lado se vêem notícias de Invernos anormalmente frios e Verões quentes no sul. Vêm os chefes de governo falar de prejuízos económicos mas ninguém faz nada. Faz sentido julgo. Aniquilámos todos os povos que viviam em comunhão com a natureza, levámos espécies à extinção, agora só falta mesmo levarmo-nos a nós mesmos pelo mesmo caminho.

Por isso o filme é uma óptima metáfora daquilo que já fizemos e vamos continuar a fazer ao sítio onde vivemos. A dada altura o Jake diz que não há mais nada verde na Terra, tudo é uma paisagem cinzenta. Por isso sim, se viesse aí um povo alienígena capaz de restaurar um equilíbrio e viver mais conforme àquilo que importa, eu juntava-me a eles contra (ou a favor?!) nós mesmos. Seja isso considerado ambientalismo chato ou não.

3 comentários:

  1. Ups, tens razão! Nem me apercebi, foi a modos que inocente! Desculpa. Melhor colocar um alert para quem ainda não viu! :)

    ResponderEliminar