segunda-feira, 9 de julho de 2012

Além Tejo!























Só no ano passado descobri os encantos da costa vicentina e fiquei agarrada. A palavra ideal será dizer que fiquei "hooked". Gosto das paisagens desertas, as praias imensas e despovoadas, a costa mais selvagem, as estradas sem luzes em que se vê melhor o céu nocturno alentejano. Gosto do sotaque dos locais, do bolo de alfarroba e da sericaia, o peixe fresco grelhado que se encontra em qualquer lugar. Gosto de pegar no carro e andar de praia em praia, todos os dias uma diferente, impossível dizer qual a melhor. Gosto das piscinas naturais que ficam nas rochas onde a água aquece o suficiente para que possa lá ficar uma hora inteira de molho, alheia ao tempo, a tentar boiar de olhos postos no céu. Gosto da cor rápida e dourada que o meu corpo ganha nuns 3 dias de sol. O cabelo encaracolado e o cheiro a sal na pele. Gosto de ver os gaios a voar de árvore em árvore ( já não via um faz anos, quando era míuda tivemos um de estimação que inclusive falava), das paisagens pontilhadas com cavalos e fardos enrolados de feno. Os campos de centeio dourados ao sol do fim de tarde, os calções sempre curtos ou o biquini sempre pronto a ser mostrado, chinelo no pé, ausência de Tv, de maquilhagem, de calças vincadas e de amarras sociais. O sabor a road trip num carro cheio de areia e músicas de verão a tocar alto.

Nas férias sou mais eu, sinto-me mais eu, mais genuína, mais fiel a mim mesma. Depois regresso aqui, à rotina deste dia-a-dia, à televisão e ás notícias sobre o país e a crise, e cai um desânimo pesado, uma insatisfação que anda aqui por dentro das veias a maior parte do ano. Ficam as fotos e o reavivar de que eu não sou este trabalho nem esta vida que não me enche, mas que sou muito, muito mais e que por vezes é preciso mesmo párar e fugir de tudo para me lembrar, para não esquecer sobretudo.

6 comentários:

  1. olá. Antes de mais, devo dizer-te que as fotografias estão lindas. Infelizmente, não conheço o Alentejo. Continuação de boas férias. obrigado por partilhares as fotos. beijos e diverte-te

    ResponderEliminar
  2. Que delícia e que saudades... parece-me ver ali Odeceixe...? :)
    A costa vicentina faz parte da minha vida, adorava viver por lá.
    A tua reflexão final é muito importante, não nos podemos esquecer que somos mais do que um posto de trabalho, do que uma profissão. Welcome back! :)

    ResponderEliminar
  3. É Odeceixe sim :) Conheci este ano e gostei muito! Agora é regressar ao trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Esse último parágrafo também sou eu :)
    Do que conheço do Alentejo também sou fã e posso dizer que já passei grandes momentos nas praias da costa vicentina, de Porto Covo à Zambujeira, passando pela Carrapateira. Agora que me lembro disso, só me apetece ir para lá já amanhã :)

    ResponderEliminar
  5. Estive a reler o teu texto e citei o último parágrafo num dos meus posts. Espero que não te importes :) Tem as devidas referências para aqui!

    Beijinho*

    ResponderEliminar