quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Cúmulo da lata!

Então o Excelentíssimo Ministro da Educação, Nuno Crato, que se diz independente ainda por cima, vem com a fantástica afirmação de que " estudar vale a pena porque se ganha mais dinheiro" e exemplifica com base nos seguintes exemplos:

“com quatro anos ou menos de escolaridade o salário médio, em 1982, era de 527 euros; com o ensino secundário completo era 799 euros e os licenciados tinham um salário médio de 1399 euros.”

Depois disse mais: “Se passarmos a 2006 o incremento é bastante grande, não nos que têm quatro anos ou menos de escolaridade que passam de 527 euros para 580 euros. Mas já no ensino secundário há uma diferença um bocadinho maior mas não muito significativa, passam de 799 para 861. Mas sobretudo para os licenciados que passam de 1399 para 1625.”

Eu adorava saber em que estudo se fundamentou o senhor para se sair com estes dados, a sério! Nem em 1982 se ganhava mais de 100 contos, nem hoje em dia se ganha nenhum dos escalões em qualquer escolaridade. Então um licenciado ganha 1399 a 1625?! Onde, no Portugal do século XXI?!! Onde é que, nos meus 6 anos de licenciatura eu estive algum dia perto de ganhar este valor? Ou os meus colegas?!

Quantas vezes me ofereceram a mim , licenciada e aos meus colegas, licenciados, menos do ordenado mínimo? Talvez deva imprimir esta pérola e apresentá-la ao meu empregador, dizer que ele tem que rever todos os salários porque não estão em conformidade com a realidade do país.

1 comentário:

  1. Confesso que essa notícia passou-me completamente ao lado. Até acredito que os 1625 sejam estatisticamente verdadeiros, tendo em conta os ordenados milionários que os gestores privados ganham em Portugal, ou aquelas funções não executivas (que nunca consegui perceber o que são). Agora... Já olhava mais para o problema da Educação, como fazia e bem antes de ser ministro, e deixava de fazer comentários despropositados.

    ResponderEliminar