segunda-feira, 28 de março de 2011

Aos poucos vou dando conta que o pior do meu trabalho, não é o aborrecimento, as semanas infindáveis sem nada para fazer, o stress em dia de deadlines, a pressão do quão caro pode sair um erro, o ter de empinar regras de mercados financeiros, coisa que tão pouco tem que ver comigo. O pior de tudo são as colegas! Se as colegas fossem umas porreiras e não houvesse intrigas nem invejas tudo era mais suportável, mais fácil e as segundas feiras não eram uma tortura tão grande.
Um exemplo?! Em breve vamos ter mais duas pessoas na nossa equipa: uma rapariga e um rapaz. A rapariga sabíamos que seria da República Checa e, tanto em Lisboa como em Paris se começou a especular sobre a sua aparência, sobretudo os rapazes em Paris, já a sonhar com uma checa loira de olho azul. Ora, na semana passada a moça apareceu aqui pela primeira vez e é a antítese dessa imagem: cabelo preto pelos ombros, pele morena até. O comentário da Miss mundo aqui do estaminé assim que ela vira costas": Vou já telefonar para Paris a dizer que ela afinal não é nada gira". "És muito simpática" foi a minha réplica, ainda meia parva daquele comentário tão feito tão rapidamente e sem pudor. Além de que, a rapariga não é feia,, de todo. Apenas não é o que toda a gente esperava e a Miss temia que lhe viesse fazer concorrência. Não tenho pachorra para gente assim e há dias em que se torna muito difícil apenas não virar costas.

Há uns tempos, quando explicava o teor do meu trabalho a uma amiga, ela interrompe-me com um suspiro e um espanto na voz, uma quase exasperação "Não sei como consegues, eu já tinha saído de lá". Mas tenho alternativa? Posso-me dar ao luxo de pegar e bater com a porta, decidir o resto depois? Como pago as contas? Volto a casa dos pais? Vou trabalhar para uma loja? Tenho alguma escolha na merda deste país em que ter um trabalho já é suposto ser uma grande bênção? O estrangeiro começa a ser cada vez mais um apelo maior. E ou aparece aqui alguma coisa que me faça querer ficar, ou então quando mais longe melhor.

2 comentários:

  1. Olá. Sou leitora assídua do teu blog, e relativamente a este post só me ocorre dizer que sei perfeitamente aquilo que falas. Também já partilhei desse sentido: intriga, inveja, má lingua gratuita, enfim um ninho de cobras como lhe costumava chamar. Estou "em casa" há 6 meses e trabalho que é bom nem vê-lo. Sabes que mais "engole mais uns sapinhos" e finge não vês, nem ouves os que te rodeiam. Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  2. Não podias ter sempre colegas tão espetaculares como eu ;) tenho saudades tuas e das nossas conversas de almoço... dos nossos breves passeios.

    Quando for a Lisboa não te livras de pelo menos um café.

    Baci bella ragazza

    ResponderEliminar