sábado, 13 de março de 2010

Do viver junto

Tem muito que se lhe diga. Fui viver com o meu namorado porque tivemos a sorte de encontrar uma casa que é um autêntico achado em termos de relação preço/qualidade e pensámos, porque haveríamos de dividir casa com mais um monte de gente se podíamos estar os dois sem que mais ninguém nos impusesse um esquema de tarefas rotativas ou hábitos diversos? Então saltámos no barco, ele sempre mais entusiasta do que eu. E tem muita coisa boa, tem mesmo. Mas há dias, como hoje, ou momentos apenas, em que apetece fazer a mala e ter um sítio só meu. A minha música apenas, no volume que eu quiser, a comida com o tempero que eu gosto, as limpezas à minha maneira, o espaço no roupeiro todo para mim, ou tirar o dia, a noite, o fim-de-semana inteiro para poder andar pela casa de roupão e máscara verde na cara. Dançar sozinha, andar nua pelos corredores sem que tenha logo que ser interrompida para namorar (é bom, claro :) mas ás vezes anda-se apenas nua a caminho do banho sem se querer sem interrompida para nada) Sem cedências, compromissos, explicações.

Sempre fui pouco dada a compromisso, a qualquer compromisso, inclusive o afectivo e o morar junto, casar e tudo isso nunca fez parte dos meus planos nem me parece que vá fazer tão cedo. E sou uma individualista, muito menos do que o que já fui, mas sou-o ainda E há dias como os de hoje em que me apetece apenas ser eu sozinha no meu mundo, à minha maneira. Porque a solidão é-me tão necessária quanto a companhia e ando a passear nesse equilíbrio ténue que é difícil não resvalar para um dos lados.

5 comentários:

  1. Fiquei na parte do andar nua pelos corredores... :D

    ResponderEliminar
  2. A moçoila não deveria estar a estudar? ah, já sei! Ele está na cozinha, a preparar o almoço e tu aproveitaste a deixa... E depois ainda tem o descaramento de se queixar.

    Também gosto muito (muito mesmo, até demasiado) de estar sozinha, de ir ao cinema sozinha, de ouvir música sozinha, de ter o meu espaço só para mim; mas entre ficar só para sempre e ter uma boa companhia, prefiro uma boa companhia... que me deixe em paz de vez em quando ;)

    ResponderEliminar
  3. No murmúrio apagado
    desta noite,
    no balançar cansado
    de serões preenchidos,
    acompanhados,
    invoco o estado puro de solidão.
    E desejo a sala vazia,
    o quarto silencioso,
    o acenar mudo
    de fantasmas inventados...
    Porque é no respirar só
    que as palavras se levantam;
    Porque é no adormecer só
    que os sonhos fluem;
    E porque amar
    é amar só.

    -Filipa Leal-

    Percebo-te bem...mas encontro-me naquela fase em que gostaria novamente de dividir o meu mundo com alguém que me fosse especial, criar aquela intimidade única e fazer projectos a dois.

    (recebeste o meu e-mail?!) *

    ResponderEliminar
  4. Oi Mar,

    Nop, no email! :( Send it again please!
    é mais difícil do que pensava essa intimidade, esse partilhar todo, mas é óbvio que também não iria trocar por uma solidão constante, mas por vezes alguma solidão sabe bem.

    F,

    é mesmo isso, uma companhia, mas com espaço :)

    A,

    não me digas que nunca andaste despido pela casa, quanto mais não seja para passar do quarto para o banho, especialmente no verão?

    ResponderEliminar
  5. Para mim também é essencial estar só comigo, o que é bem diferente de solidao:-)

    ResponderEliminar