terça-feira, 4 de setembro de 2012

Domingo, fim de férias, regresso de Viseu a Lisboa. Distância: 289 km. Duração: 13horas

Já havia passado uma noite no aeroporto, mas nada se comparou a isto. Os incêndios que queimam o país começaram no domingo. E ainda que a CP não tenha culpa do motivo que levou à interrupção das vias, tem culpa em tudo o resto: falta de informação, falta de reacção, falta de alternativas, desconsideração total com as mais de 700 pessoas que passaram a noite inteira em vagões de comboios, ao relento ás 4h da manhã em Pombal e em autocarros de transbordo depois.

A saga com o meu comboio  começou em Mangualde onde este chegou já com uma hora de atraso devido ao fogo em Nelas que entretanto foi controlado. Já era mau q.b. chegar a Lisboa com uma hora de atraso, mas ok. Quando o revisor passa e diz que há um grande incêndio em Caxarias e que possivelmente íamos ficar retidos, a minha reação foi perguntar-lhe porque não foramos avisados disso. É que meter-me num comboio quando o mais certo era ficar retida dali a duas horas talvez não fosse opção a tomar e eu gostaria de ter tido a escolha. A retenção acabou por acontecer logo em Coimbra, onde parámos sem mais explicação e ali ficámos até ás 3h da manhã. Das 21h ás 3h da manhã!!  Seis comboios parados na estação: idosos, crianças, 3 funcionários da CP que levaram com todo o coro de reclamações e que sabiam tanto como nós, de telefone na mão que não era atendido. Sem soluções, ou alternativas.

E caramba, incompetência pura! Podíamos ter voltado para trás - talvez fosse o que a maioria das pessoas queria, para não passar ali a noite - podiam ter providenciado autocarros...não fizeram nada disto em tempo útil e, mais grave, não informaram de nada. Silêncio total, só a porra da sirene na estação que ecoou a noite inteira.

Ás 3h da manhã finalmente alguém fala pelo intercomunicador e diz que seguiremos de comboio até Pombal onde teremos autocarros de transbordo à espera para fazer o troço Pombal-Entrocamento, onde aí apaharemos outro comboio para Lisboa finalmente.  Ás 4h da manhã em Pombal, com a grande maioria das pessoas vestidas com t-shirt ( ninguém esperava passar a noite ali) mandaram-nos sair do comboio e esperámos 1 hora ao frio na estação até que os autocarros chegassem. Autocarros para 700 pessoas. Imaginem a confusão que foi assim que eles chegaram, com centenas ao frio, cheios de malas e atropelos. Foi tipo uma cena de filme catástrofe de Holiwood mas sem os militares e os responsáveis para organizar.

Das 4h ás 5h mais uma hora em autocarro até ao Entroncamento onde há um Alfa à espera. Das 5h ás 6h aguardar que todos os autocarros chegassem com os passageiros. Somatório de horas perdidas! Entretanto são umas 6h30 quando o Alfa arranca, é-nos dito que dali a uma hora estaremos finalmente em Lisboa. Como é um Alfa a malta acredita. Mas como também entretanto havia recomeçado o fluxo normal de comboios e para não atrasar os outros, mete-se o Alfa em modo caracol e deixa-se passar todos à frente, porque quem esperou uma noite inteira sem dormir, sem comer e com frio, pode com certeza esperar mais um bocado, certo?!

Desrespeito total, falta de organização e eficiência.  Nos media nem uma palavra sobre isto. Just in case já seguiu um email para alguns órgãos a ver se os jornalistas têm algum interesse em ir perguntar a quem de direito que tipo de apoio presta a CP nestes casos e porquê tanto tempo de reacção quando já sabiam o que estava a acontecer desde as 5h da tarde de domingo. Deixarem 700 ou mais pessoas uma noite inteira num comboio não me parece aceitável, de forma nenhuma, especialmente quando descartam qualquer responsabilidade ou reembolso do dinheiro.

Ser daqui que vem milhões de prejuízos anuais também não me surpreende. E nós? Andamos a dormir?! Enquanto houver palhaços o circo rola... Foi um final de férias para esquecer. E no entretanto, terça-feira, Portugal ainda arde. Triste, triste país.

1 comentário: