sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As últimas semanas não tem sido fáceis e os dias junto ao fim de semana parecem ser os que trazem piores notícias.
Acabei as últimas férias de verão este ano e agora só no Natal e entrei em Setembro com uma descrença generalizada em tudo. Foi apenas o regressar à vidinha costumeira dos dias que passam. Depois veio esta história de nos cortarem mais no salário e a machadada final na esperança de muita gente. Não tenho grandes luxos, a única renda que pago além da casa é o ginásio e até nisso terei provavelmente que cortar. Fiz as contas e vai ter que ser muito apertado para não acabar o mês a negativo. Perante este cenário, torna-se só evidente que temos de fazer algo, que temos de arriscar, que não se pode ficar quieto à espera que os ladrões apareçam. E nisso, a perspectiva de uma vida no soalheiro Portugal, perto dos meus, também se desvanece.
No entretanto descubro que a minha candidatura a Paris nem sequer saiu da mesa das assinaturas, apesar de cumprir todos os requisitos, e que no entretanto há outra pessoa que conseguiu uma vaga que queria, porque foi "convidada". Estou farta de cunhas e de tramas de bastidores e estou cansada que quem faça as coisas dentro dos trâmites, nunca seja avaliado pelo mérito. Estou zangada comigo por ser esta besta que acha que fazendo as coisas como deve ser e sem tramar ninguém, que um dia sou recompensada porque "what goes around comes around". És tão ridícula garota, tão burra e nunca mais aprendes!
Ontem novo baque: a vida está determinada a arrancar-me todas as pessoas que me dizem algo. Vou perder mais um amigo para o mundo, mais um que vai embora, atrás da vida que o país lhe nega. Fico feliz por ele, mas confesso que só me apetecia chorar ao telefone ao ouvir aquilo. Apetece-me gritar com o universo a dizer-lhe que eu não consigo mais, não consigo mais perder mais ninguém. Não tenho mais coração. Olho para trás, os últimos dois anos e conto as pessoas que restam. O Mundo e a vida já me roubaram tanta gente ao longo destes dois anos, roubaram mais do que aquilo que deram de volta. E quando a noite cai, quando os contactos no telemóvel começam a ter mais números estrangeiros que portugueses, quando queremos fazer algo e sabemos que a pessoa que ia adorar fazer aquilo já não está ali, é quando dói mais e damos conta que à medida que o tempo passa, vamos ficando mais e mais sozinhos.
Esta crise não veio só roubar dinheiro, veio roubar pessoas, vidas. Estou muito mais pobre agora, muito mais amargurada. Porque todos os dias me dói a ausência de quem não está, da vida que era suposto ser, as relações que era suposto ter e todas elas me têm sido estripadas. E depois esta percepção: todos vão seguindo a sua vida, mais cedo ou mais tarde, arriscando...está tudo espalhado pelo mundo e eu sei que lhes dói todos os dias também, sei que não é fácil terem que recomeçar. E quando se está num lugar em que cada vez há menos motivos para ficar, o que nos prende? Um homem sem esperança é um homem perigoso porque já muito pouco tem a perder. E porque a falta de esperança nos faz trilhar outros caminhos que não julgáramos ser capazes. Chegou nesse ponto para mim.

3 comentários:

  1. Força! No fim, tudo há-de correr bem. Seja lá o que for bem.

    ResponderEliminar
  2. Confesso, que também já acreditei no "what goes around comes around". Hoje nem por isso!

    É levantar a cabeça e não parar de lutar. Não parar de ter esperança. Não se acomodar, apesar de todas e tantas contrariedades.

    Ver alguém que gostamos partir para outro país é triste, ficamos mais longe. Ver a agenda de telefone com mais números estrangeiros, é sem dúvida triste.

    Mas para mim o que consegue ser mais triste é, se as pessoas que gostamos, não estão fora de Portugal, e não existe mais qualquer número na nossa agenda. O partir para sempre. A ausência definitiva. O matar a esperança para sempre. Esse apesar de tudo não é o seu caso. Portanto o sorrir ainda está lá e tem que ser aproveitado enquanto se pode, e apesar dos tempos difíceis que todos nós passamos.

    Um beijinho e força!

    ResponderEliminar
  3. olá. o que eu acho é que existe muita Máfia em certas empresas. Uma prima minha, está em Bruxelas há dois anos ou 3, na Defesa dos Direitos Humanos pelas mulheres, penso eu. É uma coisa assim que pertence ao Estado. E agora quer vir para Portugal, pelo que ouvi dizer, e acho que tem contrato por mais anos lá. Mas acho bem que continues a trabalhar no teu sonho, de ir daqui para Paris. O sonho comanda a vida. beijos e muita força! bom fim de semana

    ResponderEliminar