segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

domingo, 30 de janeiro de 2011

Love and other Drugs

Ora aqui está um filme cuja tradução para Português poderia ser a tradução literal que ficaria bem melhor do que o piroso "O Amor é o melhor remédio". Vi-o ontem à noite enquanto fazia tempo antes de sair para o Bairro. Fui sozinha, e calhei de ficar sentada ao lado de um quarentão desacompanhado que deve ter achado que, se eu estava ali só, a um sábado à noite, devia procurar companhia. Homens do país, não sejam redutores ao ponto de assumirem o cenário mais básico de todos ok? Poupam-se ao ridículo e poupam a desgraçada do lado aos comentários parvos de quem só quer estar sossegada. Ainda para mais o filme tem um monte de cenas de sexo e lá estava aquela figura do lado, com ar rançoso e a querer manter conversa à força toda.

Gostei do filme, mas foi a vez que saí mais rápido da sala de cinema, nem esperei sequer pelo início dos créditos, não fosse a figura seguir-me. É divertido, os actores têm química e são um colírio para os olhos - Jake para as meninas, Anne pros meninos - vê-se muito bem e faz-nos pensar. No final fica a verdade da frase que a personagem masculina diz a fechar o filme: qualquer coisa como "existem milhões de pessoas no mundo com quem nos cruzamos e que não nos dizem muito ou quase nada mas depois aparece uma, uma pessoa apenas que é capaz de mudar o nosso mundo inteiro"

E, na verdade eu nunca estive sozinha na sala de cinema porque àquela hora , a um oceano de distância, estava essa pessoa única a ver o exacto mesmo filme.

A melhor casa de Lisboa

Quais as probabilidades de numa mesma noite ter um cromo no cinema a dizer-me que Deus é mulher e que não é coincidência eu estar ali sentada do lado dele, incomodando-me a cada 15 minutos de filme e, horas mais tarde ter o tipo dos Pastéis de Nata a fazer-me um arranjinho com um amigo dele?! E eu, que na minha boa fé achava que a expressão do título deste post foi dita com referência ao bar em questão. Mas, da mesma maneira que em Lisboa a palavra " esgalhar" - que eu utilizo com frequência quando está a chover muito e que lá em cima é normalíssima, aqui tem uma conotação bem diferente - parece que também a frase acima citada tem um teor mais sexual...só gente depravada a malta lisboeta pá!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Rescaldo da semana


Foi uma semana de m****. Na segunda-feira já estava desejosa que fosse sexta e, 5 dias depois já sei que vão sobrar problemas para a semana que vem. Enervei-me, dormi mal, tive alturas em que apetecia bater com a porta e sair dali na hora, tive ataques de choro quando finalmente chego a casa e posso descambar depois de 8 horas em que tenho de manter a pose.

Lembrei-me de como é fazer algo que gostamos, ter prazer em acordar de manhã, ter prazer com o trabalho que executamos. Já não me lembro da última vez que isso aconteceu. Sinto falta de quando trabalhava no jornal e os leitores telefonavam para a redacção a perguntar por mim, sinto falta de saber que todos os dias seriam diferentes, de chegar lá, ter a estória, escrevê-la na redacção e saber que era um trabalho bem feito. De poder interpretar. Esta semana fui repreendida duas vezes porque, segundo a minha chefe, interpretei o conteúdo de um e-mail, ó pecado mortal! Sinto falta de ser mais eu, de não sentir que me prendem ao chão e me transformo numa pessoa que cada vez mais não reconheço. E tenho medo, porque a verdade é que não sei como escapar disto.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

And the Oscar goes to...


Dos nomeados aos Oscars deste ano ainda não vi quase nenhum dos filmes. Estou desde que vi o trailer em Setembro em pulgas para ver o Black Swan e o True Grit.
O único que vi foi o Toy Story e o The Social Network. Que, sendo um bom filme, é aborrecido de morte e não vejo o mérito de ter ganho os globos de ouro e muito menos se ganhar o Óscar. Aliás, não entendo este fenómeno do Facebook, que não é mais que fruto de uma boa estratégia de marketing. Antes do Facebook tínhamos o HI5 que era basicamente a mesma coisa, só não se iniciou nos EUA nem teve o génio do Napster por trás a vender a ideia. É tudo uma questão de vendas afinal. Quanto ao Toy story gostei mas também não lhe daria o Óscar. À frente dele está o "How to train your dragon," que achei genial, mas para o qual também existe a categoria "melhor filme de animação"
Não entendo a polémica à volta do financiamento das escolas privadas. É tão simples: escola PRIVADA. Got it?!
Porque raio tem o Estado de financiar uma escola privada. Eu nem fazia ideia que isto acontecia. Que sentido tem nós todos andarmos a pagar o colégio aos pais dos meninos que não querem ir para escolas públicas, essas sim merecedoras de todo o financiamento estatal? País de trafulhas este nossa cantinho.

Amigos amigos, negócios à parte...

Tenho um colega que já não vejo há uns bons anos e com o qual raramente falo, que me pediu para fazer uma tradução de italiano para português. Cerca de 30 páginas, para estarem prontas até ao início de Fevereiro. Que me pagava o trabalho, etc. Pedi-lhe para ver o texto em causa antes, até porque o meu italiano anda bastante enferrujado e, depois de me ter certificado que seria capaz de tomar conta do assunto, disse-lhe então que o faria e questionei quanto estava a pensar pagar. Respondeu-me que não tinha ideia do valor mas mesmo assim disse-lhe para me enviar tudo então e que veríamos o pagamento depois....até hoje...não enviou os ficheiros nem disse mais nada.
Suponho que deve ter achado que eu não iria querer nada pelo trabalho. Mas primeiro foi ele que ofereceu, depois estaria a ocupar o meu tempo para ter aquilo pronto até ao deadline,e, por último, ele é um colega apenas, não um amigo a quem fizesse o favor ou estivesse certa que o favor fosse retribuído caso necessário. Confesso que ainda me senti mal a perguntar pelo valor do pagamento, mas de facto estas coisas pagam-se. Se ele fosse alguém mais próximo, ou até se tivesse pedido com jeitinho, talvez lhe fizesse o valor, mas se quer apenas não dizer mais nada como se nada tivesse ocorrido, fine by me...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Haja qualquer coisa no panorama televisivo para animar o jornalismo pós-eleições

Chego a casa derreada do ginásio, ligo a TV e fico desperta na hora com as notícias do dia:

1) O Bibi afinal foi drogado e coagido pela polícia e a casa Pia foi uma grande mentira que ele foi forçado a corroborar, tadito!

2) A namorada do Euromilhões, descontente com a decisão de senso comum interplanetário decretada pelo tribunal ao fim de não sei quantos anos, decide recorrer da mesma e partir para nova aventura judicial. Bota de pôr os milhões mais uns anos no congelador. Será que ganha mais juros se estiver no meio de uma disputa legal?!


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ainda as eleições...e o meu narcisismo.

Descobri que realmente as sondagens pré-eleitorais têm muito mais peso do que eu julgava. Ontem, no local onde fui votar, ouvi por mais de duas vezes o comentário "Eu até estava inclinado a votar no candidato X, mas as sondagens dizem que nem vai ter 10%, pelo que nem vale a pena". Não sou nada de pensar assim e julgava que a maioria iria votar em quem quisesse independentemente das sondagens. Porque afinal de contas se nos deixarmos influenciar a achar que não vale a pena é já meio caminho andado para cumprir o resultado da sondagem. Este tipo de pensamento é mesmo típico português e não me revejo nada nele. Mas também, em pequena nunca fui de beber coca-cola quando toda a gente bebia porque era fixe. Sempre fui mais do género, gosto/não gosto, concordo/não concordo, pela minha própria cabeça e sem deixar influenciar por ninguém. Confesso que tenho um feitiozinho muito "senhora do meu nariz", mas - e isto agora vai ser muito narcisista - era bem melhor que todos fossem um bocadinho mais assim e já não havia riscos de sondagens "encomendadas" afectarem resultados presidenciais.

24 de Janeiro, o dia mais deprimente do ano?!

Gosto pouco de generalizações pretensamente científicas que não têm como ser medidas. Mas hoje,segunda-feira, dia pós eleições Cavaco, frio, cinzento e chuvoso bem que pode ser mesmo o dia mais deprimente do ano. Ainda para mais quando fiquei a saber que vou ser avaliada amanhã. A boa notícia?! Aumentaram-me o subsídio de alimentação em 1 euro. Yuppi! Que fartote, mas é melhor que nada e ao final do mês ainda dá jeito!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Na minha família mais próxima, de 4 pessoas, eu fui a única que votei. Não acho que seja grande protesto ou afirmação política votar em branco ou abster de votar. Não serve de nada e nada vai mudar. Ao passo, que se todos votarmos podemos de facto mudar alguma coisa.

Independente dos resultados, gostava era de pedir aos candidatos todos de pararem de dizer "portugueses e portuguesas, todos e todas, cidadãos e cidadãs". Acho esta diferenciação ridícula e não sei até que ponto as feministas ferrenhas se ofendem, mas sempre aprendi que há palavras que, independente do género, representam a espécie humana e não o sexo.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Poliamor...wtf?!

É que de certeza! Venham-me cá com estórias. Poliamor?! Amar mais do que uma pessoa ao mesmo tempo, não seguir a manada?!!!Chamem-me antiquada mas nunca eu alinharia num esquema destes.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Não sou muito de ver filmes de animação. Normalmente são os últimos da lista a serem visionados. Sem razão para tal porque já mais do que uma vez me surpreendi à grande: à procura de Nemo, Wall - E. E ontem foi a vez de "How to train your dragon", que me fez rir à gargalhada sozinha. Tenho mesmo de começar a dar mais importância a filmes de animação.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Já cá canta!


Quero lá saber se agora não é intelectualmente desafiante/musicalmente pertinente/fashion/se dizem que eles são pimba, ou demais críticas. Eu gosto de Coldplay desde o Parachutes e não é por eles terem uma legião de fãs agora que vou deixar de gostar. E dia 6 de Julho hei-de estar lá à frente, espero eu. Para curtir o concerto que já não consegui em 2005. O velhinho e já clássico Yellow, o "meu" Green eyes, perder a voz na Rush of Blood to the head, a guitarra das White Lies, balançar a cabeça ao som da Talk, o lirismo de Till Kingdom come...sei lá, são tantas... Foi preciso esperar quase 6 anos. Vai valer todo o tempo!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O meu amor ensinou-me a partir
Nalguma noite triste
Mas antes ensinou-me
A não esquecer que o meu amor existe

Jorge Palma

Hoje estive o dia todo sem ter o que fazer no tabalho, de modos que foi isto que saiu!

What the hell were they thinking?!

Michelle, somos a Primavera agora?!
Oh Heidi, que é do bom gosto?!
Ou de como uma mulher tão bonita facilmente se torna vulgar...
A Natalie Portman foi quem mais me surpreendeu este ano, pela negativa! A gravidez deve-lhe ter subido à cabeça....

Os não sei se....
A actriz é linda e talvez seja por isso, há ali um chumaço na parte de trás do vestido que não me agrada mas adoro a cor.
Já a Sandrinha, não sei..there´s too much going on there mas ainda assim....Hum...mixed feelings
Gosto!
Romântico

Se bem que um bocadinho mais de pele à mostra não lhe teria feito mal nenhum...bem, pelo menos desta vez não usou preto!

O vestido de eleição de toda a gente...um fairytale moderno...mudava-lhe a cor mas de resto qualquer mulher se sente uma princesa num vestido daqueles.
Simples, elegante, bonito

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


1 batom + 2 sombras = 9 euros. Aproveitei a promoção do Boticário de maquilhagem a 3 euros e não fiquei nada desiludida. Nunca tinha experimentado os produtos e não me parecem de má qualidade. Os preços é que deviam manter-se sempre assim.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Carreiras com futuro dizem eles...todas uma seca, digo eu...

The Smith Family


Já no filme "Em Busca da Felicidade" o miúdo se destacou. Agora vi o Karaté Kid - que até gostei - e comprova-se que, aos 12 anos este puto é uma força da natureza. Tem uma expressividade incrível. Aliás, o talento corre na família, ora topem lá o videoclip da irmãzinha mais nova!



Eleições

Ontem em conversa com uma colega de trabalho notei que ela tinha um panfleto da campanha do Fernando Nobre às eleições e perguntei-lhe se estava a pensar votar nele. A resposta surpreendeu-me..."ah, não sei, mas talvez porque a senhora que me deu isto foi muito simpática". Essa minha colega tem a minha idade, é uma pessoa formada e não esperava esta resposta, porque julgo sempre que pessoas com um bocadinho de cabeça não se deixam influenciar por simpatias ou marketing descarado. Mas talvez esteja redondamente errada e daí o motivo porque se gasta tanto dinheiro em marketing político.
No entanto não tenho nada a dizer do Fernando Nobre, é o único que me parece diferente de todos os outros, políticos de profissão e viciados no jogo de influências. Há 5 anos atrás votei Manuel Alegre por julgar que o poeta se confundia com o homem, que seria de princípios e força. Mas quando ele se recusou formar o próprio partido, apesar do apoio popular, decepcionei-me com a imagem que tinha do senhor. E nestas eleições ele está igual a todos os outros: acusação atrás de acusação, sem nenhuma ideia benéfica ao país. A meu ver não vem bem nenhum de andar a dizer que o Cavaco é isto ou aquilo. Isso é o que fazemos na escola primária quando não gostamos da colega do lado. E Fernando Nobre foi o único até agora que ainda não entrou nesse jogo e que disse o que penso " não estou aqui para acusar ninguém, estou aqui para discutir como podemos melhorar o país" . O que, na figura principal de estado é tudo o que se espera.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Carlos Castro

Já se falou que chegue do crime da passada sexta feira e não me vou alongar sobre o assunto. O post serve apenas para dizer que acho uma piada enorme quando vêm os amigos do senhor dizer que ele era uma pessoa muito especial porque gostava muito de arte, de pintura, que tinha uma sensibilidade muito apurada. Pois, ele e mais meio milhão de gente. Outra é virem dizer que ele estava a viver um grande amor e que parecia ser correspondido. Que o senhor pudesse andar iludido a achar que era amado ainda vá. Agora os amigos. Quem é que, apenas pela personalidade ama de paixão alguém que tem idade para ser nosso avó?! Desculpem lá generalizar, mas estes caso têm sempre e só um nome e não é amor.

A minha avó tem uma receita caseira que é tiro e queda para os males de garganta. Em Dezembro, quando uma colega de trabalho esteve bastante mal, deixei a dica, mas não pensei que ela o fizesse porque envolve alho. Experimentou e no dia seguinte estava praticamente boa, sem ser preciso medicamentos. Uns dias depois experimentou outra colega e no final do ano a manager que também comprovou a eficácia. Hoje, qual o meu espanto quando ouço a manager falar ao telefone com a colega de Paris a dar-lhe a mesma receita. A minha avó, claro está orgulhosa está, mas nada surpreendida com o efeito, visto a receita já vir da experiência de muitas gerações. E eu, acho que pelo sucesso da coisa, devia patentear a mezinha!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hoje encontrei um cabelo branco, o meu primeiro cabelo branco! Entrei em crise existencial!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Sábado em Lisboa





Por vezes esqueço-me de como gosto desta cidade!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Talvez seja da febre que me subiu de tal forma à cabeça. É sexta feira à noite e eu sinto-me um farrapo, presa numa situação que, neste momento, é inteiramente culpa minha. De lágrimas nos olhos a odiar-me por ter tão crente ou apenas não querer ver. Girl, you should know by know, you should have learned by now.
Estou cansada de te ouvir dizer que tens saudades, tantas saudades. Cansada de te ouvir dizer que queres voltar, que estás farto, que é tão duro. Simples assim: quem ama não quer estar longe. E as saudades de quem ama são insuportáveis. Se ainda estás aí, inteiro, de pé, é porque não é suficiente. Bem sei que não concordas com isto, mas um dia saberás.

"e o dia em que eu disse não te vou regar mais, chegou nesse dia. e nesse dia passei a olhar para a frente e a pensar em ti como a mais bela lembrança que eu tenho do amor. podíamos ter sido tudo. e somos. cada um no seu mundo somos o tudo de cada um. só."

Aqui!
"Recomeça...
Se puderes,
Sem angústias e sem pressa.
E os passos que deres
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-nos a liberdade
Enquanto não a alcances
Não descanses.

De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
Sempre a sonhar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde a lucidez, te reconheças."

Miguel Torga, Diário
"A esperança é a pior coisa do mundo". Depositamo-nos num universo de espera, do "se Deus quiser" e não agimos.
in Monólogo sobre a espera e um futuro que nunca chega

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

As ilusões são como um castelo de cartas. Um dia desabam com certeza. Ainda para mais quando sabemos que nos andamos a enganar a nós mesmos. Fazemos perguntas que sabemos não ter resposta, planos que sabemos serem inconcretizáveis. Agarramo-nos a todas as réstias de esperança mas, no final da noite quando entramos na cama e se apaga a luz sabemos bem o que esperar, que rumo tomar, que decisões difíceis há a fazer. E talvez hajam decisões impossíveis de tomar na vida, mas de uma urgência necessária.

Da Ausência


E não é...

que acabei por ficar em casa mesmo?! Não com gripe mas com um vírus abdominal, nome pomposo pra pataniscas de bacalhau que comi ontem e que deviam estar estragadas. Febre, náuseas e vómitos...que já estão a passar e com isto ganhei mesmo um dia em casa. Not that bad of a deal!:)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Falta uma hora para eu sair do trabalho e nunca os ponteiros do relógio demoraram tanto a passar. Estou sem nada para fazer desde manhã, tenho a garganta irritada e arrepios de frio e náuseas do almoço. Vem aí gripe. Só queria uma gripe que me pusesse de cama, uns dois dias em casa agora iam-me saber pela vida. Infelizmente as minhas gripes são sempre fraquinhas e tenho que vir trabalhar na mesma, só mais combalida. Trabalhar?! Estranha definição para os dias em que tenho que me sentar frente ao computador e fingir que faço algo quando na realidade não há nada para fazer desde manhã cedo mas tenho que esperar pela hora de picar o ponto. Como eu odeio rebanhos e tudo aquilo que está instituído que tem de ser assim.

Ginásios

Seria de esperar que, quando queremos inscrever-nos num ginásio, bastaria chegar á recepção, pedir o mapa das aulas e os preços, comparar locais e escolher um sítio. processo simples e rápido, certo? Porém descobri que é muito mais demorado do que isso. O mapa das aulas as recepções até dão. Agora os preços e condições de inscrição, é preciso marcar hora para falar com o consultor comercial . É preciso sentar numa sala de reuniões enquanto nos debitam as várias modalidades e formas de pagamento. Aquele processo nunca demora menos que 20minutos e eu não tenho paciência. Eu quero entrar, pedir as informações, levar os papéis pra casa para comparar e sair, tudo em 5 ou 10 minutos. Não ter que marcar uma hora, especialmente não ter que voltar outro dia porque o consultor comercial não está presente. Um preço é uma coisa objectiva, não é preciso blá blá blá, e eu não sou pessoa de se deixar influenciar por converseta comercial. é por isso que hoje vou tentar uma última vez, vou lá pedir as informações que me interessa e senão quiserem dar porque não há ninguém disponível, juro que vou correr à beira rio. Sai-me com certeza mais barato.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Beijo de Ano Novo

A minha semana começou com um sorriso quando tocaram à minha porta para me entregarem este telegrama expresso. Eram 8h da manhã. Ainda estou com um sorriso cá dentro agora.
Primeiro dia do ano no trabalho e qual o grande evento do dia?! Marcar as férias, claro está! Quando cheguei de manhã já tinha a colega que está grávida tinha o calendário aberto a marcar os 25 dias de férias anuais para os primeiros 5 meses do ano, porque depois fica em licença de maternidade. E, como não podemos estar de férias mais do que 1 pessoa de cada vez, lá se vão os meus 10 dias seguidos de férias que queria tirar entre Março e Abril.

Uma injustiça muito maior no entanto reside no facto dos nossos colegas em Paris terem direito a 52 dias anuais de férias e nós apenas a 25. é menos de metade! Por um trabalho exactamente igual. Tentei sonhar e imaginar como seria o meu calendário anual caso tivesse direito aos mesmo dias de férias e seria um sonho, deveras um sonho! Férias de dois em dois meses. Estaria bem mais motivada para trabalhar, mais bem-disposta, sorridente, feliz. Só vejo vantagens em adoptar o mesmo sistema cá. Senão, Paris me aguarde que eu daqui a um mano e meio estou de volta!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Janeiro


Mais uma passagem de ano e Janeiro começa frio e chuvoso. Comi mal, bebi bem e descobri como é difícil encontrar um táxi em Lisboa em dia de passagem de ano. A noite não foi das melhores mas fica a esperança de que este ano seja bem melhor do que o que passou. 2010 foi um ano de desilusões e de mudança. Espero que 2011 seja de uma consolidação mais agradável.

E com o primeiro dia do ano vem as notícias típicas: fogo de artifício nas várias cidades do país, fogo de artifício nas principais cidades do mundo, aumento do IVA, do preço dos combustíveis e do pão, notícia (?!) sobre o número de feriados e possibilidades de pontes e, depois o quanto custa ao país estar um dia parado e como Portugal tem feriados a mais. Os telejornais de dia 1 de Janeiro podem ser gravados num ano e transmitidos sempre nos seguintes que ninguém vai dar pela diferença.