sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Meteorologia

Caro São Pedro;

Eu bem que andava a a pedir por frio à uns tempos, que Dezembro para mim sem estar frio não é Natal. Acho que era incapaz de, por exemplo, ir passar o Natal ao Brasil. O Ano novo sim, mas não o 25 de Dezembro, que para mim está sempre associado a frio e neve, de preferência. Ainda que a neve seja mais difícil por estas bandas. Obrigadinha pelo frio que enviou, mas era dispensável esta chuva toda, este céu pesado. Frio de Dezembro é bom com sol que nos aquece o rosto, especialmente em dia de folga, como é o meu caso hoje. Já fui ver as previsões para amanhã e você dita que fará sol.

Mas porque não hoje também? É que amanhã vou passar o dia todo num ambiente sem janelas e cheio de luzes artificiais e hoje bem que precisava de vitamina D. Faça lá uma troca comigo, mande uma tarde cheia de sol, sim? Por mim, e para que os telejornais do país se calem com os avisos de mau tempo, como se fosse a notícia do século, ou como se uma chuvada requeresse avisos de gravidade. Não percebo esta moda de há uns anos para cá com os avisos contra o calor e contra o frio, com notícias que abrem os boletins informativos como se de algo de anormal se tratasse. Parece que nunca houve frio e chuva em Dezembro nem calor acima dos 30 º em Agosto. É mesmo falta do que falar, aquele cliché básico como quando duas pessoas que se encontram e não tem muito para dizer, colmatam o silêncio embaraçante com conversas sobre o estado do tempo.

Era tão bom que se regressasse aos velhos valores do jornalismo, como no tempo em que se faziam telejornais em 30, 40 minutos e se falava apenas do que era realmente NOTÍCIA!

2 comentários:

  1. O S. Pedro é um bocado do contra, mas espero que te ouça...uma tardezinha de sol vem mesmo a calhar!

    ResponderEliminar
  2. Tens de ir ver a peça que escrevi sobre o jornalismo :p

    ResponderEliminar